O projeto Engajamento de Pais na Educação, uma parceria da Fundação Lemann e da Omydiar Network, tem o objetivo de encontrar um parceiro para o desenvolvimento de soluções tecnológicas que estimulem o engajamento dos pais na educação de crianças de 4 a 10 anos. Nesta última etapa, o público vai ajudar a escolher o ganhador, entre os finalistas.

A iniciativa teve origem em estudo realizado pelas duas fundações que ouviu pais, professores, diretores de escolas e especialistas para entender como evoluir em direção a uma sociedade totalmente engajada com a educação. Os resultados apontaram que, primeiramente, os pais devem estar engajados com a educação de seus próprios filhos, para então começarem a se envolver com as escolas e finalmente com o tema educação de maneira mais ampla.

A pesquisa revelou também a importância do desenvolvimento de habilidades sócio emocionais para o futuro das crianças. Ou seja, autonomia, estabilidade emocional, sociabilidade, capacidade de superar fracassos, curiosidade e perseverança são algumas dessas habilidades que contribuem para o melhor aprendizado e desenvolvimento do aluno. Ficou claro que a educação vai muito além de aulas, exercícios e provas.

Por isso, entender e inspirar o envolvimento da sociedade na educação do Brasil foi o principal foco para a convocação de projetos nessa área. Pais podem afetar a qualidade da educação no Brasil e moldar uma nova geração de alunos. “Precisamos conscientizar os pais da importância de sua participação, inspirar o envolvimento e fazer com que se sintam seguros para exercer sua influência”, diz Lucas Machado, coordenador de projetos da Fundação Lemann.

Para estabelecer hábitos de engajamento em larga escala, é importante alcançar o maior número possível de pais, regularmente. Por isso, a tecnologia é uma aliada fundamental para o desenvolvimento do projeto que a população vai ajudar a escolher, entre os dias 3 e 19 de junho, por meio de votação popular no site da Chamada de Projetos Para o Engajamento de Pais na Educação. O vencedor vai receber orientação de mentores, formação e apoio em parcerias com escolas públicas para testes e validações, além de suporte financeiro. (Assessoria de imprensa)

Conheça os finalistas e vote!