Por Amy Erin Borovoy*
Não é segredo que eu sou uma defensora apaixonada do uso de vídeos em sala de aula. Quando bem utilizados, os vídeos podem levar os estudantes a fazer conexões com pessoas e ideias que estão além dos seus círculos de referência habituais. Por isso tenho ficado bastante animada ao ver uma onda de ferramentas novas — e, em grande parte, gratuitas ou de baixo custo — que ajudam os professores a ter acesso a seus clipes favoritos e usá-los em aplicações educacionais. Se você usa vídeos para enriquecer sua aula ou se simplesmente acredita no poder dos vídeos para conquistar a atenção das crianças, talvez algumas das sugestões da lista abaixo sejam bastante úteis.
Gratuito por um tempo, depois tem opção paga.
Com o Zaption você transforma os seus alunos, de expectadores passivos, em aprendizes ativos. A ferramenta permite adicionar a qualquer vídeo links, questões de múltipla escolha, pesquisas, discussões e muito mais, para criar os chamados “tours”, espécie de roteiros. Confira os tutoriais no canal do YouTube, que também oferece recursos de análise para saber o quanto os vídeos estão atraindo o interesse. Veja alguns exemplos.
Gratuito
Muitos educadores sabem que o TED-Ed – um site livre para estudantes e professores, a partir dos conteúdos das conferências TED – publica animações bem bacanas. Mas você sabia que a plataforma também possibilita elaborar aulas adicionando questões e comentários em qualquer vídeo do YouTube? Por meio de uma interface amigável, em uma única URL, os estudantes podem assistir os vídeos e realizar as tarefas que você propôs. E você pode monitorar as respostas deles. Veja um exemplo.
Gratuito
Vialogues é uma excelente ferramenta para uma discussão compartilhada sobre um vídeo. Você também pode acrescentar desafios e perguntas aos estudantes. A ferramenta foi desenvolvida pelo EdLab, da Universidade de Columbia. Veja um exemplo.
Gratuito para um módulo básico, pago para versões mais avançadas .
Quer reunir alguns vídeos e adicionar textos ou gráficos em camadas? Metta é a ferramenta que você precisa – apesar de ter uma das mais confusas interfaces desta lista. Porém, também é a única da lista em que, mais do que criar um invólucro para os vídeos, proporciona uma nova experiência de mídia. Veja um exemplo.
Gratuito
Com o aplicativo VideoNot.es é possível fazer anotações ao longo do vídeo e avançar na exibição, clicando de anotação em anotação – melhor ainda, a ferramenta é integrada ao Google Drive, o que torna bastante simples salvar e sincronizar as notas. É preciso instalar o programa para ver o exemplo.
Tem uma versão gratuita e opções pagas
Similar ao Zaption, o eduCanon permite complementar um vídeo escolhido com variados tipos de recursos para tornar a exibição mais interativa – de pausas para reflexão a clipes de audio e questões de múltipla escolha. O professor também pode monitorar as respostas. Veja um exemplo.
Gratuito
Huzzaz é um aplicativo para descobrir e fazer curadoria de vídeos. É uma ferramenta simples para coletar, organizar e fazer anotações em uma playlist, tanto do YouTube quanto do Vimeo. Se você gosta de agrupar vídeos por temas, vai achar essa ferramenta excelente. Veja um exemplo.
Eu arriscaria dizer que a disseminação da sala de aula invertida é uma das causas do ressurgimento de ferramentas dedicadas a tornar os vídeos mais flexíveis para o uso por professores em classe. Mas cada docente poderia encontrar sua forma de usar esse tipo de funcionalidade para agregar valor às suas aulas. Espero que meu entusiasmo o tenha encorajado a experimentar alguns desses aplicativos! E, se você conhece outras formas de complementar ou empoderar vídeos, eu adoraria saber. Conte pra gente nos comentários.
*Artigo publicado originalmente no site Edutopia, em 2014, com apresentação de 8 ferramentas. Nesta tradução e adaptação, feita por Aurea Lopes, uma ferramenta foi eliminada por estar descontinuada.