Nas férias de 2012, Rodrigo Cesar Vertulo não foi para a praia. Em vez de relaxar das aulas do 2º ano da faculdade de Engenharia Eletrônica, na Fundação Santo André (SP), ele resolveu ajudar seus colegas de classe, que tinham muita dificuldade em aprender o que os professores davam em sala de aula. Munido de um celular, uma folha de papel e uma caneta, começou a gravar aulas sobre os conteúdos do programa. Publicou dez vídeos no YouTube. E fez o maior sucesso.

Desde então, hoje no 4º ano, Vertulo já postou 57 aulas on-line para estudantes de eletrônica, dos níveis técnico e graduação. Criou o canal Laboratório de Eletrônica no YouTube e o blog Laboratório de Eletrônica.

Formado em Ciência da Computação e empregado de uma empresa como analista de sistemas, Vertulo conta que posta vídeo aulas, em média, uma vez por semana. Mas hoje o processo de produção é mais avançado. Depois das primeiras experiências com o celular, ele notou que a visibilidade do que registrava no papel era ruim. Então comprou um aplicativo de US$ 12 que grava seus escritos da tela de um tablet. “Muito mais fácil! Eu vou falando e escrevendo. O programa grava e gera um arquivo que vai direto para o YouTube”, diz. Nas aulas em que ele precisa aparecer, a gravação é feita com uma câmera filmadora semi profissional.

O universitário nunca teve intenção de ganhar dinheiro com as aulas. “Faço por prazer, pra atender as demandas de colegas, ou quando vejo algum assunto que renderia um bom tópico”, afirma. No entanto, este ano ele começou a perceber que poderia aproveitar a oportunidade e a visibilidade adquirida pelas aulas para gerar alguma renda. Nas férias de janeiro – de novo, ele não foi para a praia! – decidiu escrever um e-book. “Em quinze dias, escrevi; nos outros quinze, fiz a versão digital”, conta. Assim surgiu o “555 – Segredos Revelados”, R$ 49, 50, que já vendeu 30 cópias em menos de um mês. Animado, Vertulo já tem outro título em produção e pretende seguir o caminho dos e-books. Mas vai continuar produzindo as vídeo aulas gratuitas e abertas. Não se sabe quando ele vai conseguir ir à praia.

 

Mais?

www.labdeeletronica.com.br

www.youtube.com/user/rvertulo