O Instituto Crescer acaba de lançar a 4ª edição do Programa Aprender em Rede, iniciativa educacional que visa fomentar a prática de projetos colaborativos on-line para troca de experiências regionais e culturais entre alunos de escolas públicas e privadas do ensino fundamental e do ensino médio. A nova edição tem início marcado para 17 de agosto. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 16.
O Aprender em Rede visa incentivar práticas pedagógicas inovadoras, baseadas em projetos intraescolares, que levem ao desenvolvimento de competências básicas para o século 21, além do conhecimento de outras realidades, culturas e pessoas. Nesta edição, o programa irá envolver professores do fundamental I com o tema Pequenos Chefs. A proposta é incentivar a troca de receitas regionais. Em grupos de 4 a 6 participantes, os estudantes irão pesquisar receitas com os seus familiares em restaurantes regionais ou na internet.
Os alunos terão a liberdade de escolher a forma como compartilharão esse conhecimento — por meio de um livro de receitas, um vídeo inspirado em programas de culinária, um blog ou outros formatos. Posteriormente, cada grupo escolhe uma receita a que teve acesso e realiza o preparo para degustação dos colegas da sala, da comunidade escolar ou dos pais. Todo processo das atividades será registrado pelo professor e compartilhado na comunidade do projeto no Facebook.
“Esperamos que, ao participar deste projeto, os alunos desenvolvam competências de pesquisa, leitura e escrita, uso de tecnologias digitais, trabalho em equipe e que tenham contato com alguns conceitos matemáticos, tais como fração e proporção, ao elaborarem as receitas”, diz Luciana Allan, diretora do Instituto Crescer.
Participante do projeto Pequenos Chefs em uma edição prévia ao programa, a professora Cristiane Aparecida Batista Dias, de Mogi das Cruzes, comenta que esse projeto possibilitou a interação da escola com os alunos, com alunos de outras escolas, seus familiares e com a comunidade. Os projetos terão comunidades específicas no Facebook, administradas pelo Instituto Crescer e exclusivas para os professores inscritos. Haverá também momentos de videoconferência com as escolas.
A inscrição e participação nas comunidades do Aprender em Rede são exclusivas dos professores, que devem ter o aval da escola e autorização dos pais para a troca e compartilhamento de informações on-line. O programa concederá certificados de participação de 40 horas aos docentes que concluírem os projetos. Os interessados podem fazer inscrições em http://blogaprenderemrede.wordpress.com.