Professor da universidade de Ohio, nos Estados Unidos, Jeff Kuhn apresentou esta semana, no Centro de Capacitação do Centro Paula Souza, um workshop sobre modelos pedagógicos para o ensino de línguas com base em jogos digitais. O especialista veio ao Brasil a convite da Embaixada dos Estados Unidos, por meio do Regional English Language Office (Relo). Voltado aos docentes de inglês da instituição, o encontro teve como objetivo incentivar o uso de tecnologia em sala de aula.
De acordo com Mariane Teixeira, coordenadora de projetos da área de Ensino Superior do Centro Paula Souza, a chamada gamificação do ensino é uma tendência que ganha cada vez mais espaço e vem mostrando resultados em todo o mundo. “Os jogos eletrônicos atraem o interesse das novas gerações, estimulando os jovens na busca pelo aprendizado”, afirma.
Durante a oficina, Kuhn, que é PhD em tecnologia instrucional na área de jogos e aprendizagem de línguas, falou sobre a eficácia do modelo e apresentou plataformas de ensino desenvolvidas por institutos internacionais de tecnologia.
Um dos exemplos é o Trace Effects, um jogo 3D colaborativo on-line, oferecido pelo departamento de estado dos EUA, que ensina o aluno a falar inglês e explorar a cultura estadunidense por meio de puzzles, jogos e aventuras em um mundo interativo. (Assessoria de imprensa)