A plataforma SP Contra a Dengue foi desenvolvida por alunos do Curso de Jogos Digitais, da Universidade Estácio de Sá (SC). Os jovens integram o grupo Game Developers SC.
O aplicativo, que roda em dispositivos móveis e fixos, foi idealizado com a proposta de ajudar a prevenir e diminuir o número de casos da doença, uma vez que fornece dados em tempo real para órgãos de vigilância sanitária.
“Criamos o programa com uma linguagem bem simples e fácil”, diz o estudante Juliano Cristian. A tela solicita poucas informações: nome, e-mail, endereço. “As denúncias feitas pelos cidadãos formam um mapa de onde há suspeitas da doença e de onde existem mosquitos transmissores. A partir daí, agentes são enviados às localidades para fazer o controle dos insetos e orientar os possíveis doentes”, ressalta.
Graças ao apoio de patrocinadores, o grupo está implantando o sistema em Santa Catarina. E busca empresas que queiram apoiar o projeto em São Paulo. Os estudantes também estão desenvolvendo um game gratuito, sobre o combate à dengue, com enfoque educacional.
A ferramenta é gratuita e pode ser baixada no site.
Mais?