Depois de conquistar o primeiro lugar na última edição da competição bienal estudantil Fly Your Ideas, organizada pela Airbus em parceira com a Unesco, mais uma vez, o Brasil terá representantes na próxima fase do torneio, que acontece até o dia 30 de março. Após um processo de avaliação realizado por mais de 50 especialistas e inovadores da Airbus, que julgaram mais de 500 ideias, a fabricante francesa selecionou 100 equipes para a segunda rodada da quarta edição da competição.

Das 41 equipes brasileiras que se inscreveram, duas estão na segunda fase: a Universidade de São Paulo (USP) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC- RJ). Os dois times são compostos por homens e mulheres, uma característica que tem marcado esta edição. Das 100 equipes (413 estudantes de 48 nacionalidades), 71% reúnem alunos de diferentes disciplinas e de ambos os sexos. “Estou impressionado com a diversidade das equipes que passaram para a segunda rodada deste ano”, afirma Charles Champion, vice-presidente executivo de Engenharia da Airbus.

As equipes agora terão um mentor e um especialista da Airbus que as orientarão durante cem dias. Apenas as cinco melhores equipes vão para a final e apresentarão suas ideias em um evento ao vivo, em maio, na sede da Airbus, em Toulouse (França). A equipe vencedora receberá um prêmio de € 30 mil e a vice-campeã levará € 15 mil.

O que destaca a competição Fly Your Ideas das demais, de acordo com os realizadores, é o profundo envolvimento das equipes. Entre os mentores da Airbus estão profissionais não técnicos, engenheiros e especialistas em aviação.

A última edição do FYI foi vencida por estudantes de design da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. A equipe Levar apresentou um sistema de carregamento e descarregamento de bagagens para compartimentos de carga de aviões que reduz a carga de trabalho dos funcionários nos aeroportos. A solução é baseada em estofamento de ar, inspirada em mesas de hóquei. (Com assessoria de imprensa)

Mais?
www.airbus-fyi.com