A Huawei e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) firmaram uma parceria para pesquisa e desenvolvimento dedicada à educação e capacitação de alunos em computação em nuvem e inovação tecnológica. O objetivo do projeto, que teve o apoio da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, é criar um laboratório para capacitar alunos para trabalhar com equipamentos e softwares no segmento de computação em nuvem.
“A computação em nuvem tem um amplo potencial de crescimento mercadológico e de desenvolvimento tecnológico e científico, o que torna essa parceria estratégica para a empresa, para a universidade, assim como para todo o Brasil”, diz Tito Ocampos, gerente de Pesquisa & Desenvolvimento da Huawei.
Por meio desse acordo, a Huawei traz pela primeira vez ao país a solução FusionCube – um servidor para aplicações de computação em nuvem – que estará disponível no Centro de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI) da UFCG.
Ao longo de 13 meses serão formados de 20 a 25 alunos da universidade, em disciplinas variadas. Eles receberão bolsa de estudo e certificado.
O coordenador do projeto, professor Kyller Costa Gorgônio, do Centro de Energia Elétrica e Informática/Embedded, considera o programa importante, pois “possibilitará o acesso a aplicações vão desde sistemas para marcar consultas online até sistemas complexos que podem reconfigurar o sistema de tráfego da uma cidade com base no fluxo de veículos”.
A diretora geral da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba e presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti), Francilene Procópio Garcia, comemora a parceria: “Os alunos terão oportunidade de vivenciar ambientes de formação e de transferência de conhecimentos para criar soluções competitivas e tecnologicamente avançadas, melhorando a qualidade de vida e ampliando as fronteiras econômicas do Estado”.