Alunos de diversas universidades e cursos técnicos de todo o Brasil apresentaram soluções e produtos criados por eles utilizando a tecnologia M2M e o conceito de Internet das Coisas para melhorar a vida urbana. O evento marcou a final da Telit Cup Brasil, competição criada pela multinacional Telit Wireless Solutions para fomentar e premiar o desenvolvimento de alta tecnologia dentro de instituições de ensino brasileiras.
O primeiro colocado foi o Sistema Automático de Umidificação de Parques (Saupa), desenvolvido pelos alunos Renata Camillo e Renato Nunes Moraes, da USP São Carlos. A solução busca estabelecer de maneira inteligente um nível de umidade relativa do ar confortável no ambiente onde estiver instalada. Através de interfaces de monitoramento e processamento de dados, é capaz de verificar e interpretar o ambiente e, a partir disso, tomar uma decisão. Os vencedores vão a Las Vegas apresentar sua solução na CTIA (uma das maiores feiras de tecnologia do mundo).
O segundo colocado foi a AutoNet, dos estudantes Marcos Bontempo e Marília Bontempo, do Inatel. Trata-se de uma rede de comunicações em que carros, ruas, rodovias e semáforos podem conversar e gerar um tráfego mais “inteligente”.
O terceiro lugar ficou para o Automatizador de Cobranças de Estacionamento (ACE), desenvolvido pelos estudantes do IBTA João Otavio Ribeiro Costa e Daniel Santana Sunami. O objetivo da solução é facilitar e melhorar os sistemas de arrecadação dos estacionamentos de veículos que se utilizam do formato Valet.
Todos os grupos tiveram a oportunidade de apresentar suas propostas de negócios para Bernardo Zamijovsky, diretor executivo da 1188 Investimentos, empresa de private equity, e também a Rodrigo Carneiro, sócio fundador da StartMeUp, principal empresa de crowdfunding do Brasil.
“Essa competição foi criada para estimular não somente o desenvolvimento de alta tecnologia que utilize o conceito de Internet das Coisas, mas para que também essas soluções sejam inseridas no mercado”, diz Ricardo Buranello, vice-presidente e diretor geral da Telit América Latina. A propriedade intelectual de todas as soluções desenvolvidas durante a competição pertencerá exclusivamente aos estudantes e professores responsáveis por sua criação.
O grupo formado pelos alunos Rodrigo Henrique da Silva Rocha, Victor Siqueira Justino e Bruna Mendonça Leite, da Fiap, recebeu menção honrosa pelo apelo social do projeto Smart Eyes, aplicação voltada ao auxilio a deficientes visuais para utilização de transporte público e outros veículos, como carros particulares e táxis. Como reconhecimento à proposta inovadora, eles receberão consultoria gratuita da StartMeUp para obtenção de recursos para viabilizar o modelo de negócios. (Com assessoria de imprensa)