No Brasil há pouco mais de um ano, a Telefônica Learning Services (TLS) já treinou mais de cem mil pessoas diretamente e montou escritórios em dez cidades. Pertencente ao Grupo Telefônica, a empresa chegou ao país dentro de uma estratégia de internacionalização junto a países da América Latina, liderada pela Espanha, com o objetivo de conquistar o mercado corporativo por meio de uma solução completa de treinamento, que oferece conectividade para educação a distância e logística para cursos presenciais.

Juntas, as unidades da Espanha, Brasil, Colômbia, Peru e Chile já têm 300 clientes, 4 milhões de alunos em diferentes plataformas e fábrica de conteúdos com produção de mais de 30 mil horas/ano de treinamentos on-line. A TLS oferece formação on-line para diferentes segmentos, como corporações, universidades e governos.

No Brasil, a empresa atende a Telefônica Vivo na capacitação de pessoal em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife, num total de dez capitais. A TLS dispõe de uma plataforma que integra características de um Learning Management System com ferramentas de aprendizagem social, multi idioma, personalizável, segura e que oferece um ambiente de gerenciamento de formação presencial e on-line. Os projetos são desenvolvidos sob medida, com soluções e pacotes personalizados. “Os cursos podem ser mistos, com conteúdos presenciais e a distância, dependendo do objetivo de aprendizagem e do design instrucional indicado”, diz Luiz Alexandre Castanha, diretor da empresa.

Segundo ele, para desenvolver competências e habilidades de funcionários de empresas clientes, a TLS lança mão de recursos como vídeos, livros eletrônicos, games, ferramentas de autoria, fórum, blogs e wiki por curso. Além de organizar os conteúdos na plataforma para os cursos a distância e prover conectividade por meio de parceria com a Telefônica Vivo, a empresa consegue oferecer uma solução completa de treinamento, que inclui logística para a montagem de etapas presenciais, dando todo o suporte necessário para a identificação de espaços e aluguel de equipamentos, entre outros. (Assessoria de imprensa)