A Telefônica Educação Digital apresenta na BETT Brasil Educar soluções inovadoras em conteúdo digital, plataformas e aplicativos para o mercado educacional. Braço do Grupo Telefônica, há três anos no Brasil e há 15 na Espanha, a empresa une tecnologia e conhecimento para atender as demandas do futuro da educação com aulas invertidas, ou seja, aulas com uso de conteúdos nos formatos de vídeos, games, livros digitais e outros recursos que potencializam o aprendizado de forma lúdica e interativa para uma nova geração.
“O mercado de educação tem muito para crescer no mundo digital e oferecemos inovação e metodologia de aprendizagem, gerindo os processos necessários para a implantação”, explica o CEO da Telefônica Educação Digital, Luiz Alexandre Castanha. Os visitantes poderão experimentar as quatro ferramentas que a Telefônica Educação Digital do Brasil irá expor: Weclass, a plataforma para escolas com níveis de acesso para alunos, professores, pais e secretaria; STEMbyme, ambiente on line com videoaulas gratuitas voltadas para alunos do Ensino Médio; Siele, o sistema que facilita a certificação da proficiência do idioma espanhol e a Fábrica de Conteúdos que produz conhecimento através de conteúdos em diversos formatos, para diferentes públicos ou setores e todos os níveis de ensino.
Weclass
Muito além do produto, a ação estratégica da unidade brasileira para conquistar mercado vem sendo consolidada com uma preocupação em testar o software Weclass, uma plataforma para complementar o conteúdo do professor com níveis de acesso para professor, aluno, secretaria e pais, possibilidades de download e upload para documentos, vídeos e imagens.
A escola pioneira a receber o Weclass, em um projeto piloto, foi a EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Maria Luiza Fornasier Franzin, em Águas de São Pedro, no interior paulista. A unidade do Brasil fez uma ação para treinar professores para o uso da plataforma, ajudou na criação de conteúdo e acompanhou a aplicação do conteúdo gerado em classes de alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental.
“Formamos o professor para usar esta tecnologia e o apoiamos a forma como ele introduziria os recursos tecnológicos na rotina da sala de aula”, afirma Daniel Struffaldi, Coordenador de Projetos. Segundo o coordenador pedagógico da escola municipal, professor João Paulo Pontes Ferreira, o projeto da unidade brasileira teve ótima aceitação, tanto de alunos como de professores.
STEMbyme
STEMbyme (www.stembyme.com) é uma plataforma de educação científica. Com cursos e vídeoaulas em português e também em espanhol, a plataforma oferece conteúdo programático baseado na matriz do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e em exames internacionais, como o Pisa, com foco nas competências STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
Os cursos do STEMbyme são divididos em módulos, com aplicação prática da teoria transmitida e exercícios para fixar o conteúdo e reforçar a aprendizagem. O site tem como público-alvo o estudante, mas docentes que queiram promover a experiência da tecnologia podem aproveitar as vídeoaulas em sala.
O acesso e ensino das disciplinas STEM, que demandam raciocínio lógico e cálculo, é um dos maiores desafios do ensino médio no mundo, segundo os indicadores do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes). A plataforma do STEMbyme tem um alcance potencial de 200 milhões de usuários logados.
SIELE
Em uma parceria da Telefônica com o Instituto Cervantes, a Universidade Nacional Autônoma do México, a Universidade de Salamanca e a Universidade de Buenos Aires, será possível garantir a qualidade do exame de proficiência da língua espanhola por um processo rápido, no qual a inscrição e o certificado são obtidos pelo site www.siele.org.
A plataforma do Siele (Serviço Internacional de Avaliação da Língua Espanhola) é gerenciada pela Telefônica Educação Digital e possibilita ao usuário certificar o idioma em quatro níveis, como leitura e compreensão auditiva. No próprio site, o usuário seleciona o local da aplicação do teste, faz o agendamento e, depois de realizada a prova, acompanha o resultado pela plataforma em que obtém o certificado.
Fábrica de Conteúdos
A Telefônica Educação Digital do Brasil produz conteúdo para todos os níveis de ensino. Para abastecer as plataformas educacionais e também os projetos voltados ao mundo corporativo, a Telefônica Educação Digital no Brasil conta com cerca de 20 professores qualificados, doutores ou mestres nas áreas que lecionam, e mais uma equipe de dezenas de profissionais de conteúdo e designers, instrucionais e gráficos, que preparam as animações que dão vida à Educação Digital.