O Uso da Tecnologia no Processo Pedagógico das Escolas Públicas é o slogan do 3º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, que será realizado dias 19 e 20 de novembro, em Pinhais, cidade digital da Região Metropolitana de Curitiba. Especialistas e gestores se reúnem na próxima semana para tratar de ações que possam contribuir com o processo de aprendizado dos alunos e na gestão do ensino público utilizando a tecnologia, muitas vezes, sem grandes investimentos e até mesmo a custo zero, como fizeram professores catarinenses de Palhoça e Araranguá.

Além da Secretaria de Educação do Estado e da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Paraná (Undime PR), o evento organizado pela Rede Cidade Digital (RCD) contará com a presença de representante do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), responsável pela produção de indicadores nacionais e desenvolvimento das pesquisas TIC Educação.

O Cetic.br é um departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br). “O Congresso irá reunir importantes setores para tratar do uso da tecnologia na Educação e, principalmente, prefeitos, secretários municipais e gestores que terão condições de levar essa discussão adiante para definição de políticas públicas locais, entendendo que o planejamento e a inserção das tecnologias educacionais podem aprimorar o setor”, resume o diretor da Rede Cidade Digital, José Marinho.

Uma ferramenta virtual de Educação vinda da Finlândia, que vem sendo adotada por escolas brasileiras, será um dos exemplos apresentados no Congresso. Outro modelo confirmado vem do município Gaúcho, Campo Bom. “Será um grande diálogo com o objetivo de levar informação aos gestores interessados no tema e promover o compartilhamento de experiências”, observa o diretor da RCD, destacando que, durante os dois dias, iniciativas em desenvolvimento em setores como Administração, Finanças, Saúde e Comunicação também integram a programação como forma de contribuir para o surgimento das cidades inteligentes.

As inscrições para o evento são gratuitas: http://congresso.redecidadedigital.com.br