O Technovation Programaê tem como objetivo inspirar garotas jovens a solucionar problemas reais e sociais, por meio da criação de aplicativos e do desenvolvimento de um plano de negócios para o mercado. O projeto, resultado da parceria entre o Programaê e o Technovation Challenge, já acontece em 45 países e chega pelo segundo ano ao Brasil.
A primeira fase consiste na formação de grupos de até 5 meninas que tenham como característica a curiosidade, a persistência e a criatividade, entre 10 e 18 anos, sem experiência com programação. As participantes, auxiliadas por uma coordenadora e uma mentora, trabalharão em times para desenvolver um aplicativo que solucione um problema real, durante 12 semanas. Usarão uma plataforma open sourcing do MIT Inventor para construir seus protótipos.
As mentoras são mulheres com experiência profissional em tecnologia, engenharia, negócios ou empreendedorismo, comunicação, marketing e áreas afins, e não necessariamente precisam conhecer sobre programação. A ideia é que elas aprendem em conjunto com suas equipes e sua missão é inspirar, incentivar, motivar e manter a equipe viva e envolvida com o projeto. As mentoras receberão treinamento.
No final de abril, acontecerão as apresentações regionais dos projetos. As finalistas irão ao Vale do Silício para apresentar seus aplicativos e planos de negócios para investidores, na final mundial. O time vencedor ganhará dez mil dólares em financiamento. Os critérios de avaliação dos trabalhos são originalidade, poder de alcance e transformação social. As inscrições para meninas, mentoras e coordenadores vão até dia 23 de fevereiro, pelo site www.technovationchallenge.org/brasil.