A Sua Classe, Brasil, rede para formação continuada de professores da educação básica, chega ao Brasil. Concebido e desenvolvida inicialmente no Chile pelo consultor internacional em educação pela Unesco, BID e Banco Mundial, Eugenio Severin, com a marca Tu Clase, Tu País, a rede é utilizada por mais de 180 mil docentes das áreas pública e privada no Uruguai, República Dominicana, Venezuela e Chile

Agora disponível para brasileiros – por meio de comercialização para instituições ou por assinaturas individuais –, a Sua Classe, Brasil já oferece sete cursos de 40 horas orientados à prática pedagógica, baseados na experiência dos pares e dinamizada com recursos multimídia, atividades online e práticas em sala de aula.

A ferramenta apoia-se em cinco princípios: colaboração entre pares, promovida por meio de fóruns e comunidades; planos de formação personalizados para cada professor; cursos que exigem colocar em prática ações pedagógicas na escola; incentivo ao desenvolvimento contínuo; e reconhecimento do docente enquanto profissional. “Há muitas plataformas de aprendizado direcionadas aos alunos, mas sem o desenvolvimento dos mestres não há como alcançar uma educação de qualidade”, diz Severin.

Os cursos estão organizados em cinco eixos temáticos: Formação Geral, Apoio ao Currículo, Tecnologia na Educação, Gestão Escolar e Liderança e Desenvolvimento

Pessoal. Luciana Allan, diretora do Instituto Crescer, ressalta que a plataforma “tem como estrutura mecanismos para favorecer a formação contínua, de fato”. Para isso, além dos cursos, dispõe de autodiagnóstico, portfólio digital, comunidade de apŕendizagem.

Luís Carlos Carvalho, diretor executivo da XD Education, aponta que “com a rede Sua Classe, Brasil conseguiremos atingir os mais remotos pontos do país com uma proposta de qualidade igualmente oferecida nos grandes centros, especialmente por conta da escalabilidade da solução.

No futuro, além do trabalho de “localização e adaptação” dos conteúdos, o Instituto Crescer estuda a possibilidade de produzir cursos e ferramentas especialmente para os professores brasileiros.

Para ter direito a navegar e estudar no conteúdo nacional da plataforma, o professor faz uma assinatura anual, com valor de R$ 380,00. Uma vez liberado o acesso, o educador realiza um diagnóstico de seu perfil e propósitos profissionais. A partir disso, acessa um cardápio de cursos, informações e reflexões para aprender, além de compartilhar práticas com outros colegas. As certificações dos cursos serão concedidas pelo Instituto Crescer.

A Sua Classe, Brasil foi desenvolvida para acessar o conteúdo a partir de qualquer dispositivo, inclusive smartphones, e dispõe de aplicativos que permitem trabalhar off-line. A responsável técnica pela rede é a D2L (Desire2Learn), empresa canadense líder de mercado no segmento.