As novas tecnologias estão mais presentes no cotidiano dos alunos das escolas brasileiras. Mas esse contato nem sempre se dá no ambiente da escola. São usuários de internet 87% dos alunos de escolas públicas urbanas. Entre os usuários, a proporção de alunos de escolas públicas urbanas que acessam a internet por meio de telefones celulares chega a 79%. Apesar do crescimento do acesso à internet entre os alunos, somente 41% dos estudantes de escolas públicas usuários de internet fizeram uso da rede na escola, sendo que o principal local de acesso segue sendo o seu domicílio (77%).
Os dados estão na pesquisa TIC Educação 2014, feita pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). O levantamento considera usuários de internet aqueles que acessaram a rede nos três meses que antecedem a entrevista. Coletou informações em 930 escolas, entre setembro de 2014 e março de 2015. Ouviu 930 diretores, 881 coordenadores pedagógicos, 1.770 professores e 9.532 alunos.
O resultado mostra, também, que os professores brasileiros têm interesse em utilizar recursos educacionais digitais, mas nem sempre existem condições de infraestrutura e capacitação para o uso da internet com propósito pedagógico. Para Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br, “embora a infraestrutura de tecnologia de informação e comunicação (TIC) esteja avançando nas escolas brasileiras, o seu uso, bem como a sua apropriação nas práticas pedagógicas, ainda representa um desafio para projetos educacionais e políticas públicas”. De acordo com a TIC Educação 2014, para apenas 30% dos professores de escolas públicas o principal local de uso das TIC é a sala de aula, nas atividades com alunos, indicador estável em relação a 2013.
Escolas conectadas, velocidade limitada
A TIC Educação 2014 aponta estabilidade na proporção de escolas de áreas urbanas com acesso à Internet: 93% daquelas que possuem computadores estão conectadas à rede, sendo 92% nas escolas públicas e 97% nas escolas privadas.
Quanto aos equipamentos presentes na escola, a proporção de instituições com computadores móveis e tablets também é crescente: 79% das escolas públicas possuem computador portátil (em 2013 eram 73%) e 29% tablets (em 2013 eram 11%).
“Apesar de avanços verificados nos últimos anos, a velocidade de conexão ainda é uma das principais barreiras, especialmente se considerada a necessidade de uso simultâneo de equipamentos em uma mesma escola”, afirma Barbosa. Em 2014, 41% das escolas públicas com conexão à internet tinham a principal conexão à rede com até 2 Mbps de velocidade, segundo a pesquisa. Em 2013, essa proporção era de 50%. Nas escolas privadas é menor o percentual de instituições que têm conexão limitada a até 2 Mbps: 21% das escolas com internet.
A maior parte dos professores de escolas públicas declaram que aprenderam sozinhos a utilizar computador e internet (67%), enquanto que a proporção daqueles que fizeram cursos de formação específicos sobre as TIC é menor (57%). Entre os profissionais que fizeram cursos, a grande maioria (74%) pagou pelo próprio curso, em comparação às oportunidades de capacitação oferecidas por secretarias de educação ou outros órgãos de governo (29%). Entre os professores de escolas públicas com formação universitária 37% cursaram uma disciplina específica sobre o uso do computador e da Internet durante o Ensino Superior.
Outro dado relevante sobre a apropriação das tecnologias entre os professores é o crescimento do uso dos dispositivos móveis para acesso à internet: entre os professores de escolas públicas, 64% acessam a rede por meio do celular; proporção era de apenas 36% em 2013.
Recursos educacionais digitais
O uso de recursos educacionais digitais para o preparo de aulas ou atividades com alunos é uma atividade muito difundida entre professores, o que indica um interesse crescente pelo uso das TIC nas práticas pedagógicas. A pesquisa TIC Educação 2014 aponta, por exemplo, que 82% dos professores de escolas públicas produzem conteúdos para as aulas por meio do uso das TIC. Já o uso da internet para publicação ou compartilhamento de conteúdos próprios a serem utilizados com os alunos é feito por 28% dos professores de instituições públicas de ensino: um aumento de sete pontos percentuais em relação a 2013.
Assim como a TIC Kids Online Brasil 2014 e TIC Domicílios 2014, a pesquisa TIC Educação 2014 verifica que o uso de redes sociais é muito presente no cotidiano dos jovens brasileiros. “Porém, menos da metade dos alunos que participam de redes sociais utiliza essas plataformas para trabalhos escolares”, reitera Alexandre Barbosa. A pesquisa pode ser acessada na íntegra, assim como rever as pesquisas dos anos anteriores, no site do CETIC.br. (Com assessoria de imprensa)