Lançado pelo Grupo Santillana, o SmartLab é uma solução que engloba oferta de instalações físicas, plataforma virtual de conteúdos, formação de professores e suporte. Desenvolvido a partir dos conceitos de desenvolvimento colaborativo do conhecimento, empreendedorismo, autonomia, inovação e criatividade, o SmartLab é comercializado para escolas pelo valor de R$ 39,90 por mês, por aluno. De acordo com Robson Lisboa, um dos idealizadores do projeto, a solução requer em média conexão de 20 Mbps para uma turma de 30 alunos.
“Nossa solução é inédita no mercado ao oferecer a alunos e professores a escolha de assuntos, conteúdos e plataformas do seu interesse, com temas e tecnologias que façam sentido para o processo de aprendizado no qual estão inseridos. Já as instituições passam a usar um sistema integrado com relatórios consolidados para professores e gestores, ajudando-os a avaliar melhor os seus estudantes”, explica Lisboa.
O SmartLab reúne diversos parceiros que oferecem conteúdos interativos e plataformas de matemática, língua portuguesa, ciências, inglês, estímulo à leitura, entre outros. Os alunos ainda têm acesso a simulados, conceitos de empreendedorismo e inovação, cidadania digital, robótica, espaço maker, programação e educação financeira. Os recursos educacionais, também disponíveis off-line, atendem alunos desde o fundamental I até o ensino médio.
A plataforma está disponível na nuvem, sem necessidade de fazer download de aplicativos. Todos os conteúdos e plataformas são complementares ao material didático, podendo ser utilizados de forma independente dos livros adotados pela escola e acessados no turno ou contra turno.
O SmartLab ainda oferece coach pedagógico e tecnológico durante todo o ano letivo, solução para adaptação de espaços colaborativos (coworkings) para as escolas.
Entre os parceiros nacionais e internacionais: Google Apps for Education, Britannica, Young Digital Planet, Xmile Learning, Elefante Letrado, Avalia Educacional, Guten News, Professores de Plantão, Árvore de Livros, 10monkeys, Tamboro e Aprendizagem Eficaz. (Com assessoria de imprensa)