portal-arede-educa-Sistema-integrado-em-codigo-aberto-01

A Turma Virtual é uma ferramenta disponível nos portais do docente e do discente. Por esse canal, acontecem as interações entre os alunos e o professor de uma turma

Um sistema onde estão integradas todas as informações de interesse da comunidade acadêmica, que pode ser acessado por meio de um desktop ou de um dispositivo móvel, com uma única identificação e senha para a pessoa se logar, de acordo com o seu perfil. Tudo em páginas web, com o mesmo padrão visual. Tão fácil e funcional que se tornou sucesso de público e de crítica. Trata-se do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), utilizado de forma massiva por gestores (64,5%), professores (86%), técnicos (48,1%) e alunos (70,1%). O Sigaa foi desenvolvido em Java, com códigos abertos, pelos professores Aluízio F. Rocha Neto e Gleydson A. F. Lima. A plataforma atende a necessidades acadêmicas e administrativas como realização de matrículas, emissão de documentos digitais autenticados (histórico, atestado de matrícula, etc.), acompanhamento da vida acadêmica, navegação pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) utilizando diversas funcionalidades (fórum, chat, vídeos, etc.).

A solução, concebida em 2003 e implantada desde 2007, também oferece a Turma Virtual, ferramenta disponível nos portais do docente e do discente. Por esse canal, acontecem as interações entre os alunos e o professor de uma turma. O docente pode exibir o cronograma de aulas, visualizar os integrantes da sala e o programa do componente curricular, cadastrar notícias, postar aulas extras, subir conteúdos digitais, registrar frequência e notas, imprimir diário e lista de presença, publicar referências a serem utilizadas pelos alunos, entre outras ações pedagógicas e administrativas de sua competência. Uma vez no sistema, os conteúdos didáticos podem ser usados pelo professor sempre que necessário, para qualquer turma. E ficam disponíveis para que ele componha o plano de aula do semestre seguinte.

Em fevereiro de 2015, uma nova versão do Sigaa foi ao ar, com melhorias nas interfaces. O Aplicativo Sigaa Mobile dispõe de serviços em dois modos: público e privado

O Sigaa também suporta as operações de gestão da pesquisa e da produção intelectual. Pelo sistema, é possível fazer a submissão e a avaliação de projetos, a distribuição de cotas de bolsas a partir de relatórios de produção intelectual, avaliação por consultores ad hoc com base formada por mais de oito mil consultores CNPq, a avaliação dos projetos por consultores e comissões internas, a emissão de relatórios de gestão da pesquisa da organização, a gestão de congressos de iniciação científica, entre outras tarefas acadêmicas. Em fevereiro de 2015, uma nova versão do Sigaa foi ao ar, com melhorias nas interfaces. O Aplicativo Sigaa Mobile fornece seus serviços em dois modos: público e privado. O modo público possibilita a pesquisa de disciplinas, turmas e cursos da UFRN a qualquer usuário, enquanto o modo privado pode ser acessado apenas por usuários da instituição e autenticados.

portal-arede-educa-Sistema-integrado-em-codigo-aberto-02

O sistema Sigaa foi desenvolvido pela universidade em Java, com códigos abertos. A plataforma atende a necessidades acadêmicas e administrativas

O sucesso do sistema se comprova pela repercussão no segmento de ensino superior. Foram firmados termos de Cooperação Técnica com sete universidades federais do Nordeste e também foram licenciadas empresas pela UFRN para comercializar o sistema para outras universidades. Essas empresas atuam no regime de concessão e repassam um percentual das vendas para a universidade, que detém os direitos autorais do sistema.

Por conta da fama do Sigaa, em 2012, a Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes) convidou a UFRN para desenvolver uma ferramenta similar, voltada a coletar informações, realizar análises e avaliações para o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). A plataforma, denominada Sucupira, em homenagem ao professor Newton Sucupira, que em 1965 institucionalizou a pós-graduação brasileira, dispõe as informações em tempo real e de forma transparente, apoiando processos e procedimentos que a Capes realiza no SNPG para toda a comunidade acadêmica, assimcomo os registros realizados pelos gestores dos cursos de pós-graduação e pró-reitorias acadêmicas de todas as universidades brasileiras. Também permite o gerenciamento de informações e dados importados do Currículo Lattes — na base de dados do CNPq — dos pesquisadores que aderem à pós-graduação.

 

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Instituição pública
Mantenedor: Ministério da Educação (MEC)
www.ufrn.br

 

Aqui, todas as reportagens do Anuário ARede 2015 – Boas práticas do uso de TICs no ensino superior