Um acordo assinado pelo programa Telefónica Open Future e o Centro Universitário Senac – Santo Amaro estabeleceu a criação do Crowd Senac, espaço colaborativo para troca de experiências entre jovens empreendedores que estudam ou estudaram na instituição. É o terceiro crowdworking lançado pelo Open Future no país este ano, o primeiro na cidade de São Paulo. A primeira seleção de projetos já está em curso, com atividades previstas para setembro.

Crowd Vale da Eletrônica, em Santa Rita do Sapucaí (MG)

Crowd Vale da Eletrônica, em Santa Rita do Sapucaí (MG)

Toda a infraestrutura do crowd, incluindo espaço e pessoal, está a cargo do Senac, que já mantém ações como o evento Empreenda, competição interna de empreendedorismo e inovação que objetiva a criação de um plano de negócios para as ideias mais promissoras; e o Balcão do Empreendedor, que prevê a capacitação dos estudantes no desenvolvimento de projetos próprios, e que deu origem à parceria com o Telefónica Open Future. A evolução do perfil dos alunos e as ideias cada vez mais inovadoras proporcionaram a ampliação do Balcão do Empreendedor e integração com o Crowd Senac.

Os projetos do Crowd serão conectados à plataforma Telefónica Open Future, que apoia o desenvolvimento dos empreendedores por meio de metodologias de aprendizado, ferramentas de treinamento e conteúdo de alcance global. Além disso, os empreendedores poderão participar de atividades presenciais e programadas, como palestras, workshops e encontros relacionados ao tema, para contribuir com a formação acadêmica dos alunos e ampliar contatos com um ecossistema mundial de inovação.

Após passar pelo Crowd Senac, os alunos com os projetos de maior potencial de mercado poderão receber apoio da Wayra Brasil, empresa do Grupo Telefónica responsável por estimular o desenvolvimento de startups. “A parceria com o Senac tem um potencial incrível porque se trata de uma instituição de ensino com veia de inovação empreendedora muito forte. Essa característica aliada à metodologia de desenvolvimento de negócios moderna e já testada que temos no Open Future trará ganhos significativos”, afirma Renato Valente, Country Manager do Telefónica Open Future e diretor da Wayra Brasil.

Para Daniel Garcia Correa, diretor de pós-graduação e extensão universitária do Centro Universitário Senac –Santo Amaro, a parceria com a Telefônica “está muito bem alinhada com a proposta da instituição de estimular os alunos a desenvolverem atitude empreendedora na prática e, com a orientação e acompanhamento do nosso corpo docente extremamente qualificado, terem condições de tirar suas ideias do papel”. (Com assessoria de imprensa)