Criado pelo Google, o selo Escola de Referência Google consiste em uma certificação para reconhecer instituições de ensino que estejam desenvolvendo soluções inovadoras utilizando as ferramentas educacionais da empresa. No Brasil, as três primeiras instituições a receber selo foram o colégio Mater Dei (unidades de São Paulo e São José dos Campos), Ítalo Brasileiro e Escola Internacional Emece.
A quantidade de professores certificados como Google Certified Teachers também foi um critério para o reconhecimento dessas escolas. “Nós acreditamos que a tecnologia tem o poder de transformar a educação, tanto que temos um time de especialistas dedicado a criar e divulgar ferramentas para facilitar o jeito como professores ensinam e alunos aprendem”, escreveu Rodrigo Vale, gerente de programas educacionais da Google.
Para se tornar uma Escola de Referência, a instituição de ensino precisa utilizar Google Apps for Education e Chromebooks, criando “um ambiente inovador dentro e fora da sala de aula, entre professores, alunos e funcionários; além de buscar treinamento para melhorar ainda mais, a compartilhar o que aprenderam e a divulgar o poder que a tecnologia tem para transformar a educação”
Para participar do programa, a escola precisa entrar em contato com um parceiro Google: Colaborativa, Ensinar Tecnologia Educacional, Foreducation EdTech, GET Educacional, Nuvem Mestra, QI Network e Sisqualis. Os colégios passaram por um programa de formação de professores oferecido pela Foreducation EdTech, responsável também pela implementação de projetos educacionais com uso de tecnologia. (Com assessoria de imprensa)