A Samsung anunciou uma parceira com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) para criação de um centro de treinamento e capacitação tecnológica voltado a estimular o desenvolvimento de soluções móveis.
Concebido por meio de um convênio com o programa Parceiros da Poli, o novo laboratório, batizado de Ocean USP, conta com equipamentos de ponta em uma área de 300m² do Departamento de Engenharia de Produção da Poli.
No Ocean USP, serão desenvolvidas atividades de ensino e pesquisa e cursos de extensão com destaque à internet das coisas (Internet of Things – IoT). No novo laboratório, os estudantes aprenderão desde o desenvolvimento de hardware de um dispositivo até expansão e múltipla conexão.
A grade de capacitação tecnológica será bem ampla, sob o formato de cursos livres e intensivos, além de outras formações relacionadas às práticas de negócios, como planejamento estratégico, gestão de projetos, marketing, empreendedorismo, entre outras, em parceria com o Departamento e Engenharia de Produção da Poli-UPS.
Os cursos são destinados a graduandos, pós-graduando e estudantes que acabaram de concluir o ensino médio. Um dos primeiros cursos oferecidos pelo Ocean USP será o de programação e criação de aplicativos Android.
“O novo laboratório permitirá agregar tecnologias inovadoras com os métodos de engenharia de produção, impulsionando pesquisas e ações práticas em manufatura avançada”, afirmou Eduardo Zancul, professor do Departamento de Engenharia de Produção da Poli-USP, e um dos coordenadores do laboratório Ocean USP.
Além do Ocean USP, a Samsung criou uma unidade do Ocean em Manaus e gerida em parceria com a Universidade Estadual do Amazonas (UEA).
Considerando as atividades das unidades em Manaus e em São Paulo (anteriormente, localizada na Avenida Faria Lima), ao longo de seus aproximadamente dois anos de atividades, o Samsung Ocean já sediou cerca de mil treinamentos e cursos gratuitos para mais de 25 mil universitários, desenvolvedores e empreendedores. (Com Assessoria de Imprensa)