A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) está cooperando tecnicamente para fortalecimento da Rede Moçambicana de Ensino Superior e Pesquisa, a MoRENet. O plano de trabalho contempla três eixos de atividades: capacitação em Tecnologia da Informação; intercâmbio de boas práticas em gestão e governança de Redes de Pesquisa e troca de informações sobre gestão técnica e operacional. A parte moçambicana tem especial interesse nos projetos de rede sem fio universitária, pois existe a expectativa de implantação em 16 campi do país.

A ideia das redes sem fio surgiu ao constatar que as universidades que já estavam ligadas à rede acadêmica local não conseguiam oferecer os serviços a um número razoável de usuários, pois o acesso à internet só é possível nas salas de informática. “Com a instalação de redes sem fio, a expectativa é atingir pelo menos 50% do universo acadêmico de cada instituição de ensino superior e pesquisa”, prevê o diretor executivo da MoRENet, Salvador Adriano.

RNP e MoRENet realizam, desde 2013, diversas atividades de cooperação técnica, como elaboração de planos de trabalho, discussão da análise do modelo de negócios, capacitação de profissionais da MoReNet para atuação como multiplicadores de cursos na metodologia da Escola Superior de Redes (ESR) em Moçambique, compartilhamento de documentação sobre política de uso, acordos de cooperação para a iniciativa Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), visita de técnicos em eventos da RNP, envio de documentos com especificações técnicas e melhores práticas para instalação de sala de videoconferência, apresentação de projetos de redes wifi em campi universitários, acordos de cooperação para a instalação de Pontos de Presença (PoPs), entre outros.

O coordenador do Projeto de Governo Eletrônico e de Infraestruturas de Comunicação e assessor do Ministério de Ciência e Teccnologia de Moçambique, Lourino Chemane, e o diretor executivo da MoRENet, Salvador Adriano estiveram na RNP em Brasília, no Rio e, também, nos  campi de universidades usuárias dos serviços da organização. Salvador espera, em breve, oferecer serviços como Videoaula@RNP, fone@RNP e eduroam, alguns em parceria com a RNP. “Até o final de 2015, nossa meta é ter mais de 80 instituições de ensino superior e pesquisa ligadas à rede”, completou. (Com assessoria de imprensa)