O Rio Info 2015, evento de negócios da tecnologia da informação, acontece de 15 a 17 de setembro, em São Conrado, Rio de Janeiro. O tema central será a tecnologia de uso (internet das coisas – IoT). Segundo o coordenador geral, Benito Paret, embora o uso da tecnologia seja amplo, a sociedade ainda engatinha em suas possibilidades: “A internet das coisas já está entre nós, mas ainda demanda muitos recursos para ser uma realidade. Vislumbramos suas aplicações, mas ainda não a empregamos como será no futuro. As empresas precisam se preparar para as oportunidades que surgirão”.

Uma das apostas do evento é o investimento na formação da juventude para TI. Com esse objetivo haverá a trilha Profissionais do Futuro, focada em alunos do ensino técnico, para que ampliem o entendimento sobre como as atividades do setor estão presentes no cotidiano, e são aplicadas não apenas pelos profissionais especializados.

Todas as atividades do Rio Info 2015 estarão vinculadas a cinco trilhas de trabalho: Sociedade digital, Empreendedorismo, inovação e negócios”, Tecnologia da Informação – presente e futuro, Profissionais do futuro e Política de fomento à TI.

Trilhas

– Política de fomento à TI – Por meio de palestras e painéis, esta trilha propõe avaliar ações de políticas públicas de fomento em andamento para fortalecimento da TI nacional a partir de experiências bem sucedidas. Serão avaliados, por exemplo, os resultados do “TI Maior”, programa do governo federal para incentivo à TI brasileira, sobre a preferência das compras públicas, financiamento e o programa startups.

– Sociedade digital – Esta trilha tem como objetivo abordar alguns dos temas mais importantes da fusão sociedade/tecnologia, com foco nas oportunidades e desafios para empresas, profissionais, governo e cidadãos. Entre eles estão Governo Eletrônico, Comunidades Inteligentes, TI no Varejo (do e-commerce às multinacionais), Ecossistema digital tributário, TI nos esportes, economia criativa, sociedade e web, fábrica 4.0 e os impactos do processo judicial eletrônico na sociedade. Também serão realizadas oficinas (minicursos com meio dia de duração), com os seguintes temas principais: “Software para o mercado de música”, “Gestão de projetos criativos” e “Uso da TI na publicidade”.

Empreendedorismo, inovação e negócios – A proposta desta trilha é promover experiências de contatos e negócios entre os participantes do evento. A programação conta com o “Salão da Inovação”, conferências e rodadas de negócios que proporcionam o ambiente ideal para criação de estratégias empresariais (comercial e gestão), alianças e novos negócios.

O “Salão da Inovação”, que chega à 7ª edição este ano, terá categorias focadas em soluções e projetos para setores específicos, com o objetivo de aumentar a rede de relacionamentos entre brasileiros e estrangeiros. Serão realizadas palestras sobre empreendedorismo, tais como “O movimento de startups: sucessos e fracassos”, “Investimento ou clientes: o que eu quero?”, “Empreendi, e agora?” e “Relacionamento com investidores: a entrada e a saída”.

Também serão apresentadas as necessidades do mercado e cases de setores específicos como esportes, e-commerce, digitalks e mentoria. Além da tradicional “Rodada de Negócios”, aplicada com metodologia do Sebrae, será realizado – pelo segundo ano consecutivo – o Sebrae no Pódio, que visa o aproveitamento de oportunidades de soluções tecnológicas propiciadas pelos jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, nos ramos de hospedagem, gastronomia e turismo. A trilha também englobará oficinas sobre empreendedorismo e inovação, e um seminário sobre experiências e oportunidade no mercado internacional.

– Tecnologia da Informação – presente e futuro – Nesta trilha, serão apresentadas as principais tendências em desenvolvimento de software e exploradas diferentes ferramentas e metodologias como, por exemplo, Machine Learning e Deep Linkin, Cloud Stourage, Desenvolvimento na Web/Nuvem, plataformas móveis (iOS x Android), DevOps, Análise de dados “Embarcada”, Containers (doccker and kubernetes), Internet das Coisas (IoT), desenvolvimento seguro e novas metodologias de testes.

– Profissionais do futuro – A trilha é direcionada para jovens estudantes do segundo grau de escolas técnicas e apresentará painéis com profissionais experientes que falarão sobre os principais desafios e perspectivas para os profissionais do futuro. Em paralelo, acontece a 5ª Copa Rio Info de Algoritmos (CRIA). As equipes formadas por alunos de escolas técnicas de todo o Brasil passarão por uma seleção nacional e as três melhores colocadas participarão da prova final durante o Rio Info.

O Rio Info é realizado pela Riosoft, TI Rio e Assespro, com o apoio do Sebrae-RJ e Fenainfo.(Assessoria de imprensa)

Informações e inscrições: www.rioinfo.com.br