Presente em 160 países e com 400 mil participantes, a rede Scholas – instrumento virtual pela qual o Papa Francisco vem se comunicando com jovens de todo o mundo – está chegando oficialmente ao Brasil, em parceria com o Portal Futurum, plataforma digital educativa das instituições católicas brasileiras.
A rede Scholas tornou-se um dos principais canais de comunicação do Papa com a humanidade, buscando promover a cultura do encontro entre os povos e os seres humanos, por meio de ações no âmbito da educação, da arte e da tecnologia. O convênio com o Portal Futurum, proposto por iniciativa do Vaticano, acrescenta ao Scholas a dimensão do trabalho didático e pedagógico.
O Portal Futurum foi criado em 2011 por instituições católicas: Salesianas, Maristas, Lassalistas, pela Editora FTD e pela Anec, com o objetivo de contribuir com soluções de educação para a construção de uma sociedade ética e solidária. Alunos, professores e escolas dessas redes podem compartilhar conteúdos e práticas nas dimensões pedagógicas, pastorais, sociais e de formação.
Conforme o presidente da Anec, Paulo Fossatti, a plataforma tecnológica Futurum se diferencia ao ir além dos conteúdos escolares e também transmitir valores cristãos universais, como a defesa da vida, o valor da cooperação, da família e do convívio em sociedade. “Integramos os conteúdos em uma ferramenta que leva adiante os valores do evangelho”, diz.
Hoje, a plataforma das escolas católicas apoia o trabalho pedagógico de 200 escolas e 90 mil alunos. São mais de 2.500 objetos educacionais; um banco com mais de 100 mil questões, provas e correções on-line; um banco com mais de 3 milhões de imagens; um projeto de musicalização para o ensino fundamental; livros literários digitais; acessos a museus e bibliotecas do mundo, e um planisfério digital, entre os recursos oferecidos.
Com a parceria, o Projeto Futurum ganha também uma dimensão internacional, na visão do irmão Valter Zancanaro, secretário executivo da União Marista do Brasil (Umbrasil). “De Norte a Sul, Leste a Oeste, na América Latina ou no mundo todo, posso encontrar pessoas e escolas trabalhando em experiências bem-sucedidas que podem ser compartilhadas”, diz irmão Zancanaro.
Para o diretor da rede Scholas, Enrique Palmeyro, “o essencial é que vamos buscar a tecnologia virtual para o encontro humano, que é insubstituível”. (Com assessoria de imprensa)
Mais?
ava.portalfuturum.com.br