Queremos conectar as pessoas à educação: valorizar a escola com a participação da comunidade, aproveitar o que a sociedade sabe e pode compartilhar e atender aos interesses dos alunos que vão além do currículo obrigatório. Assim a equipe do site Quero na escola! define o projeto, criado em agosto deste ano. O site, criado por Cinthia Rodrigues, Luciana Alvarez, Luísa Pécora e Tatiana Klix, coloca em contato educadores e estudantes que têm interesses além do currículo obrigatório com profissionais disponíveis a dar sua contribuição para melhorar a escola pública.
Podem se inscrever, de um lado, gestores, professores e alunos. De outro, todos que têm algo a contribuir – basta escolher uma escola, ver o que os alunos querem aprender e cadastre-se.
Já participam do projeto as escolas paulistas municipais Amorim Lima (Butantã), Jean Mermoz (Saúde); estaduais Godofredo Furtado (Pinheiros), José Cândido de Souza (Pompeia), Etec Guaracy Silveira (Pinheiros), Caetano de Campos (Centro). Em Minas Gerais, a escola municipal Prof. Lourenço de Oliveira (Belo Horizonte).
Na escola José Cândido de Souza, a diretora Elizabeth Magnoni se inscreveu e contou que sonha em receber na instituição um contador de histórias. A escola, com alunos de 11 a 15 anos, tem, desde 2013, uma sala de leitura que obrigatoriamente é destino de todos os estudantes ao menos uma vez por semana. “É nossa menina dos olhos. O projeto mais importante da escola. Todos os professores, independentemente da disciplina, têm horários aqui, mas precisamos de alguém que dê aquele brilho às histórias”, disse.
A diretora também apresentou o Quero na Escola! para os alunos. Os primeiros pedidos cadastrados por eles foram dança e truques de mágica.
José Bergamin, 14 anos, e Júlia Rodrigues, 15 anos, estudam na Etec Guaracy Silveira, em Pinheiros, São Paulo. Quando souberam do Quero na Escola! e da oportunidade de pedir algo além do currículo, os dois escolheram fotografia. A vizinha da escola e professora universitária, Beatriz Blanco, acessou o site, avisou que podia atender e os três já se encontraram. A oficina foi na biblioteca da escola e durou uma hora e meia.
Mais?