Um questionário em português, validado para entender o perfil de jogadores, está disponível online e vai subsidiar um trabalho de uso de elementos de gamificação no apoio à aprendizagem. A ferramenta foi desenvolvida por pesquisadores do Departamento de Sistemas de Computação do Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos.

O objetivo é entender como os brasileiros são afetados ou influenciados por elementos de jogos e propiciar a criação de jogos mais adequados para cada perfil. “No contexto educacional, é possível personalizar os elementos de jogos para motivar alunos, considerando seus perfis de jogador. Assim, um aluno que é mais social poderá usufruir de recursos de colaboração para interagir com outros colegas que estão, por exemplo, resolvendo um mesmo exercício. E um aluno que é mais explorador poderia receber novos conteúdos à medida em que completasse missões e navegasse pelo conteúdo”, explica Seiji Isotani, coordenador da pesquisa e um dos coordenadores do Laboratório de Computação Aplicada à Educação e Tecnologia Social Avançada, do ICMC.

Os pesquisadores esperam coletar 3 mil respostas de pessoas de todos os sexos, idades, raças e classes sociais. Ou seja, todos podem preencher o questionário. “Quem responder poderá descobrir qual é o seu perfil e ter mais consciência sobre suas próprias características e afinidades, o que vai auxiliar na autorregulação e na conscientização de sua própria aprendizagem”, diz Isotami.

Além de participar, educadores podem divulgar o questionário e até utilizar esse conteúdo para debates com seus estudantes. Acesse: http://200.144.255.42:8003/questionario