Por André Augusto Gazola
Muito se tem falado, ao longo do tempo, sobre os diferentes estilos de aprendizagem. Ouvimos coisas como “fulano é visual, por isso não presta atenção na palestra” ou “cicrano é cinestésico, por isso não para quieto”.
Bem, parece que sabemos da existência dessas diferenças. Porém, o que de fato tem sido feito pela escola, por exemplo? A resposta, provavelmente, é nada.
Mas e se nós mesmos pudéssemos identificar nossas características e usar as estratégias adequadas para aumentar nossas capacidades?
É isso que o infográfico abaixo busca proporcionar: conhecimento de si mesmo e possibilidade de aplicação imediata do método correto de estudo. Cada um de nós aprende de maneira diferente. A escola tem falhado em perceber isso e em orientar os alunos sobre as melhores formas de estudo que podem potencializar seu aprendizado.
O conhecimento sobre os diferentes estilos, suas características e estratégias de estudo podem contribuir não só para acelerar a forma como adquirimos conhecimento, mas também para a maneira pela qual nos relacionamos com as pessoas e com o mundo.
Publicado originalmente no blog Lendo.org.