Construir um entendimento sobre a importância do protagonismo infanto-juvenil na educação para que essa seja uma das principais ferramentas de resolução de problemas e intervenção no mundo é o que fundamenta a publicação digital ‘Protagonismo – a potência de ação da comunidade escolar’, organizada pelo programa Escolas Transformadoras,em parceria no Brasil com a Ashoka e Alana.
A decisão em refletir sobre este tema nasceu da crença do Escolas Transformadoras de que todos podem ser agentes de transformação social, desde que tenham acesso a uma educação que contemple e priorize competências como a criatividade, o trabalho em equipe, a empatia e o protagonismo. “Tão importantes quanto a matemática ou o ensino de línguas, essas competências ainda são desconsideradas por muitas escolas, profissionais da educação e famílias, fato que justifica a relevância desta publicação, que também convida o leitor a reconhecer essa ferramenta na resolução de problemas sociais”, explica Raquel Franzim, assessora pedagógica do Alana.
Fruto da roda de conversa realizada em novembro de 2016, a publicação reúne dez artigos com reflexões e relatos de experiências de lideranças de escolas do Brasil e da América Latina, como Abdalaziz de Moura do Serta de Pernambuco; Alejandro Bruni da Argentina e Santiago Perera da Venezuela; Carolina Pasquali, jornalista e diretora de Comunicação do Alana; Helena Singer, Beatriz Goulart e Adriana Friedmann, especialistas em educação; Regina Cabral, empreendedora social da Ashoka e Carolina Hikari, estudante do IFPR – Campus Jacarezinho. Além da versão em português, o material também está disponível em inglês e espanhol.