Alunos da 3ª série do médio da Escola Estadual Tristão de Barros, em Currais Novos (RN), foram os vencedores do concurso Respostas para o Amanhã, promovido pela Samsung. O projeto “Equilíbrio – para uma inclusão sustentável e um meio ambiente melhor” concorreu com mais de 300 de todo o país.
O desafio proposto pelo concurso era que os estudantes respondessem a pergunta: “Como a matemática e as ciências podem melhorar a sua comunidade?”. Com os conhecimentos adquiridos nas aulas de física, química, biologia e matemática, os alunos da Tristão de Barros reaproveitaram resíduos eletrônicos para construir próteses e protótipos que possibilitaram mais acessibilidade às pessoas com deficiências.
Inspirados pelo desejo de ajudar colegas da própria escola, o grupo desenvolveu três produtos. Um mouse óptico que, com uma lente tirada de um celular, aumenta o tamanho das letras de um texto. Um conjunto composto por bengala e pulseira, que ganhou o vibracall de um celular e detecta obstáculos no caminho do usuário. E uma cadeira de rodas elétrica, manejada por joystick.
A escola Tristão de Barros recebeu uma sala de aula interativa da Samsung. “Temos essa marca da inovação em nossa escola, instigamos nossos alunos, de forma permanente, para que eles tenham curiosidade e partam em busca de descobertas. Um laboratório com a estrutura da Samsung irá garantir ainda mais esse tipo de educação que queremos oferecer”, comemorou Elba Alves, diretora do colégio.
O mentor do grupo vencedor foi o professor Ivanês Oliveira Alexandrino, que dá aulas de física e desenvolve esse tipo de trabalho no “laboratório alternativo”, como Elba batiza a escola, pois não existe uma estrutura fixa para realização dessas atividades. Os alunos coletam lixo eletrônico em diversos pontos da cidade e criam novos produtos aproveitando o que aprendem em sala de aula.
“Para nós da Samsung é uma alegria imensa entregar essa sala de aula interativa a uma escola que se destaca, e para educadores que fazem a diferença e promovem a aplicação prática das teorias, além de estimularem o engajamento social dos jovens”, disse Mario Laffitte, vice-presidente de Marketing e Assuntos Corporativos da Samsung para América Latina. (Com assessoria de imprensa)