A Microsoft realiza o pré-lançamento da iniciativa de crowdfunding Coletivo do Esporte, para captação de recursos financeiros para projetos esportivos em todo o país. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento dos jovens por meio do esporte e melhorar a preparação de esportistas brasileiros para jogos olímpicos. A plataforma é inédita por contemplar também o financiamento integrado (cross-funding), ou seja, tanto pessoas quanto empresas podem apoiar com doações e recebem benefícios de leis de incentivo. Desenvolvida pela start up Civentis, a plataformal estará disponível a partir de 7 de abril, quando faltarão 120 dias para o início da Rio 2016.

O #coletivoDOEsporte já tem seis projetos cadastrados, liderados por ex-atletas e treinadores com foco na formação de novos talentos:

·         Mar de Oportunidades – Torben Grael: para manter o trabalho com jovens carentes de Niterói (RJ), o Instituto Rumo Náutico/Projeto Grael precisa de ajuda para comprar dois novos barcos;

·         Basquete e Cidadania – Janeth Arcain: para instalação de um novo polo do Instituto Janeth Arcain em Bayeux (PB), que levará esporte e cidadania a 80 jovens. A iniciativa já revelou talentos como a Damiris Dantas, atleta do Minisota Lynx (WNBA), que disputará os Jogos Olímpicos Rio 2016 pela Seleção Brasileira de Basquete Feminino, time pelo qual é bicampeã sul-americana.

·         Correndo pelo Mundo – Vanderlei Cordeiro: visa expandir o trabalho de transformação social feito pelo Instituto Vanderlei Cordeiro em Campinas (SP) por meio do atletismo. Jonathan Silva, Campeão Troféu Brasil 2014 que disputará a Rio 2016, é uma das revelações do instituto.

·         União de Esporte, Valores e Muita Alegria – Bernardinho: deseja viabilizar o festival de final de ano do Instituto Compartilhar, de Bernardinho, que integrará 500 alunos de 15 escolas públicas em uma oficina de jogos e valores.

·         Atletas Inteligentes – Jackie Silva: quer levar o projeto transformador da medalhista olímpica Jackie Silva para uma escola pública de uma comunidade carente de Duque de Caxias (RJ).

·         Novo Futuro Campeão – Robson Caetano: deseja viabilizar a reabertura do extinto e bem-sucedido programa Futuro Campeão do Instituto Robson Caetano, que teve as atividades encerradas em 2015 por falta de financiamento.

Cada projeto tem a sua história e terá suas metas, objetivos e resultados claramente comunicados, assim como seu impacto na vida de jovens e futuros atletas. O Coletivo do Esporte está baseado em três pilares: a reunião de vários projetos de atletas, ex-atletas e treinadores em uma única plataforma pública, a visibilidade e o estímulo ao apoio e o acompanhamento da evolução de cada um de forma simples e transparente.

O portal também contribuirá para disseminar o conhecimento da lei de incentivo ao esporte, que oferece abatimento fiscal em Imposto de Renda. Para pessoas físicas, o desconto devido será de 6%, e de 1% para pessoas jurídicas. O cálculo do benefício pode ser simulado pela calculadora fiscal disponível no portal. As formas de pagamento incluem cartão de crédito, depósito e boleto bancário pela Pagseguro.

Para Paula Bellizia, presidente da Microsoft Brasil, o Coletivo do Esporte está em sintonia com a missão da companhia de empoderar as pessoas a conquistar mais: “Temos um compromisso com o apoio ao desenvolvimento do país, principalmente com foco na criação de oportunidades para os jovens”, diz a executiva. “Essa parceria é para ajudar a promover o desenvolvimento do esporte olímpico após os Jogos Rio 2016, em complementação aos investimentos que o COB já faz pela Lei Agnelo/Piva e também aos que vários agentes já fazem nos atletas, tais como Clubes e Associações, Confederações, Ministério do Esporte, Forças Armadas, patrocinadores, prefeituras etc. É uma oportunidade para mostrar para a população alguns projetos que não chegam ao conhecimento do público. Existem inúmeros projetos incentivados no Brasil com a possibilidade de uso de leis de incentivo, mas que as pessoas não sabem como fazer para contribuir”, comenta Marcus Vinícius Freire, diretor executivo de Esportes do Comitê Olímpico do Brasil.