portal-arede-educa-programa-educacao-jogos-rio-2016
Pouca gente sabe, mas os Jogos Rio 2016 têm um braço de educação, o projeto Transforma – que forma educadores e estudantes para que esportes olímpicos e paraolímpicos entrem nas escolas públicas brasileiras. Outro objetivo é encantar e estimular a futura geração de cientistas, engenheiros e matemáticos nas comunidades brasileiras. Mais do que aulas de vôlei sentado, badminton ou rugby, o Transforma oferece material exclusivo para aprender física, química, biologia e ciências com base nesses grandes eventos, seguindo o conceito de STEM Education (Science, Technology, Engineering and Math).

A Dow, Companhia Química Oficial dos Jogos Olímpicos e Parceira Oficial de Carbono do Rio 2016, tornou-se apoiadora oficial do programa, a fim de oferecer conteúdos de ciências e educação ambiental. O alcance da iniciativa inclui cidades nas quais a empresa está presente com escritórios ou operações fabris, como Guarujá, Jacareí, Pindamonhangaba, Franco da Rocha, Jundiaí (no estado de São Paulo), Salvador e Candeias (na Bahia), possibilitando a capacitação de professores em mais de 180 novas escolas.

São diversas aulas digitais e as mais recentes têm foco na disseminação de conteúdos de física, química, biologia e meio ambiente. Para expandir a implantação do Transforma, companhia e Rio 2016 capacitam presencialmente multiplicadores, como coordenadores pedagógicos, professores de educação física e tutores dos agentes jovens, com o apoio de Prefeituras e Secretarias Estaduais e Municipais de Educação e do Esporte.

“O apoio da Dow nos dá condições de levar o maior evento do mundo para um número ainda maior de escolas, ampliando o legado dos Jogos Olímpicos. Com essa parceria, o Transforma chega a mais regiões e aumenta o número de temas Olímpicos oferecidos, permitindo que mais alunos e educadores tenham acesso ao programa. Queremos formar uma grande rede, para que a energia do evento ganhe cada vez mais força, chegue a mais pessoas e continue, mesmo após 2016”, afirmou Vanderson Berbat, gerente de educação do Comitê Rio 2016. (Com assessoria de imprensa)