O Educacional, conjunto de soluções da Positivo Informática Tecnologia Educacional, lança o concurso APPlica, para estimular alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do médio a criar um aplicativo que ajude a resolver ou simplificar algum problema do cotidiano escolar. O concurso é aberto para as escolas que utilizam o produto da empresa. “O Brasil é um dos países mais conectados do mundo, mas na hora de aplicar a tecnologia na escola a maioria dos professores ainda é conservadora e fica presa ao material didático tradicional. Por outro lado, os jovens usam celular, tablet, conhecem e sabem usar tecnologia. Com esse concurso, pretendemos justamente aproveitar esse gosto dos alunos pela tecnologia para que eles criem soluções e passem de coadjuvantes a protagonistas”, diz Patricia Sprada Barbosa, coordenadora Pedagógica do Educacional.
As ideias serão analisadas por uma banca composta por Milton Lapido (A3S Serviços), Danilo Brizola (SnowmanLabs), Bruno Giardino (Apple) e Rogério da Costa (PUC-SP), que avaliarão critérios como ineditismo, adequação ao tema, legitimidade, qualidade técnica e coerência na apresentação.
A primeira fase do APPlica é de discussão e está disponível no Educacional até dia 19 de agosto. Nessa etapa há interação entre os participantes e os especialistas parceiros, por meio do mural, na página do concurso. No mesmo espaço, o aluno encontra vídeos cases de jovens empreendedores que servem como inspiração e pode conferir material gravado de duas videoconferências (webinars). Na primeira, Milton Lapido, Danilo Brizola e Bruno Giardino apresentam estudos de caso de aplicativos que partiram de premissas simples e se transformaram em produtos conhecidos e de sucesso, e explicam a técnica de documentação para o desenvolvimento de aplicativos. “As soluções mais simples e bem implantadas costumam ser mais promissoras. O aluno deve, primeiramente, identificar o problema e a oportunidade que existe para solucioná-lo. Sempre lembrando que essa solução deve partir de um aplicativo”, complementa Patrícia.
No segundo webinar, Lapido aprofunda o tema e apresenta o processo para formatar uma ideia em um produto de aplicação móvel e as técnicas necessárias para o desenvolvimento do app. Tanto a gravação quanto a apresentação ficarão disponíveis para consulta durante todo o concurso. Segundo Patrícia, essa etapa do concurso é fundamental para que o aluno se sinta desafiado. “É o momento de experimentar, arriscar e questionar. Para apoiar os alunos, oferecemos exemplos de mock-ups (esboços) e wireframes (técnica usada para organizar e mostrar os elementos a interface e funcionamento do aplicativo)”, afirma.
Entre os dias 19 de agosto e 11 de setembro, na segunda fase do concurso, os participantes enviarão suas ideias em vídeo, texto, imagens e legendas ou em slide. A divulgação das três melhores ideias para aplicativos será no dia 23 de setembro. Os três projetos que se destacarem receberão certificados. A equipe ou o aluno que ficar em primeiro lugar poderá acompanhar o processo de criação e desenvolvimento do aplicativo – que ficará disponível nas lojas.