A Positivo acaba de lançar o Chromebook Positivo CH1190, modelo que leva menos de dez segundos para ligar. O notebook vem com o sistema operacional Google Chrome OS. “Identificamos que há uma demanda latente de escolas de todo o Brasil pelo Chromebook e seus softwares educacionais sem custo adicional”, diz Cinthya Ermoso, gerente de Produtos da Positivo.

De acordo com a fabricante, a solução de Chromebook exige um hardware mais simples e instiga as instituições a realizarem o compartilhamento dos dispositivos entre os alunos. Adicionalmente, a manutenção do equipamento é facilitada porque a plataforma não tem vírus. Assim, é possível utilizar um MDM para gerenciamento de recursos a distância. Entre as especificações técnicas, destacam-se: bateria com duração superior a oito horas, tela de 11,6”, resolução HD de 1366 x 768 pixels, processador quad-core, memória RAM de 2GB DDR3L, armazenamento de 16GB eMMc, suporte externo SD, SDHA e SDXC, alta velocidade de conexão por meio do Wi-Fi padrão 802.11 a/b/g/n/ac 2×2 e Bluetooth 4.0, saída HDMI e câmera 720p integrada.

O ecossistema Google for Education é apontado como mais um ponto forte do Chromebook Positivo CH1190. Nele estão disponíveis o G Suite for Education, plataforma de aplicativos Google, o Google Docs, Google Sheets, Google Classroom, Gmail, Google Drive, entre outros. Ela é disponibilizada gratuitamente às escolas com espaço ilimitado e sem anúncios. Além da plataforma, o Chrome Management Console (CMC) pode ser incluído e serve como sistema de monitoramento e controle de dispositivos, que pode ser utilizado juntamente com o Chromebook para gerenciar e disponibilizar conteúdos a todas as máquinas em uso na sala de aula. (Com assessoria de imprensa)