portal-arede-educa-alunos

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 58,5% dos estudantes de 18 a 24 anos frequentavam o ensino superior no Brasil em 2014. Esse número é 25 pontos percentuais maior do que o de dez anos antes. A procura pela graduação aumentou e, com isso, o mercado expandiu.

Para auxiliar gestores de instituições de ensino, a plataforma MercadoEdu reúne dados educacionais retirados de órgãos oficiais, como Censo da Educação Superior, do Censo Escolar, do IGC, do CPC, do ENADE e informações demográficas do IBGE. Segundo Leonardo Labres, do departamento de Marketing da empresa desenvolvedora da ferramenta, seria difícil analisar todas essas informações sem um software adequado.

portal-arede-educa-mercadoedu-crescimento“Na prática, é possível verificar de forma muito simples e rápida a evolução anual do número de matriculados em um curso de uma instituição, o número de ingressos, candidatos por vaga, o ticket médio, a evasão e muitos outros indicadores”, diz o especialista. Ele destaca também a possibilidade de visualizar a situação dos concorrentes: “Analisando um cenário mais amplo, é possível visualizar tendências, como os cursos com maior crescimento, a interiorização do ensino superior e a expansão do EaD”.

No primeiro semestre de 2016, a start up MercadoEdu lançou uma nova versão da plataforma e tem planos de lançar um módulo georreferenciado ainda este ano.Para usar a ferramenta, custa R$ 900,00 mensais.

A MercadoEdu também mantém o site de busca Ache Facul, serviço gratuito que ajuda a localizar a faculdade mais conveniente para cada estudante.