A Telefônica Vivo lançou o portal Dialogando, composto de textos, talk shows e podcasts elaborados por especialistas para impulsionar o diálogo entre gerações sobre o uso responsável da internet.
Os primeiros talk shows trazem o médico psiquiatra Jairo Bauer, que fala sobre sexualidade na rede, e a apresentadora de TV e pedagoga Cris Poli, conhecida por apresentar a versão brasileira do reality show Supernanny, que trata a questão da mediação parental no uso da Internet. Atualizados periodicamente, os vídeos trarão luz a temas que, muitas vezes, passam de forma obscura nas relações entre pais e filhos, como uso excessivo e dependência online, relacionamentos na rede, jogos online e acesso a conteúdos inadequados.
O site será atualizado diariamente, sempre focado na discussão da transformação digital no crescimento da criança, suas relações, segurança e educação. “O Dialogando é um canal que busca garantir uma relação saudável entre pais, educadores, crianças, adolescentes e tecnologia. A quebra de barreiras e o diálogo sobre os assuntos tratados são importantes para garantir o futuro educacional das novas gerações”, afirma a diretora de Gestão Responsável e Sustentável da Telefônica Vivo, Heloisa Genish.
A ideia, segundo a executiva, é ajudar pais e professores a responder questões que fazem parte do dia a dia deles, como: Quando permitir e quando proibir o uso de dispositivos eletrônicos? Qual o momento em que o videogame perde sua função educativa e lúdica e se transforma em perigosa forma de vulnerabilidade? Como ajudar o jovem a saber o limite da exposição nas redes sociais sem afetar sua sociabilidade?
Além disso, haverá o helpline, que servirá para responder perguntas específicas e até receber denúncias, que serão encaminhadas para um dos principais parceiros do projeto, a SaferNet, entidade que trabalha ao lado do Ministério Público e da Polícia Federal na defesa dos Direitos Humanos na Internet.
O programa também conta com conteúdos impressos, que poderão ser baixados no mesmo site. A proposta desses conteúdos é servir como uma ferramenta de diálogo com o público infantojuvenil. O material está disponível gratuitamente pela Internet e em versão impressa, para uso em escolas e projetos sociais O Dialogando é uma evolução do programa da GVT Internet Responsável, que trabalhava desde 2001 com dicas para crianças e adolescentes utilizarem a Internet de maneira segura. A plataforma conta com os parceiros Humaniza Redes, SaferNet e Comitê para Democratização da Informática. (Assessoria de imprensa)