O Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp) apresentou uma pesquisa inédita sobre os principais gaps que as instituições de ensino superior enfrentam no uso de Tecnologia da Informação. O coordenador do Grupo de TI do Semesp, professor César Fava, revelou que o objetivo do estudo, que teve 87 respondentes de IES de todos os portes no Brasil, foi fazer um diagnóstico sobre o uso desses recursos e como eles influenciam positivamente a gestão estratégica das empresas do setor de ensino superior.
“Dos 87 respondentes, que é um universo bem significativo para uma área estratégica como a TI, cerca de 41% dos respondentes são de IES com até 2 mil alunos e 36,8% de até 7 mil alunos, ou seja, de pequeno e médio portes e somente 21,8% de IES com mais de 7 mil e até 20 mil alunos ou mais (grande porte). O curioso é que os respondentes ocupam, em sua maioria, cargos de gerência (33,3%), coordenação e supervisão (28,7%), seguidos por direção e analista técnico (ambos com 10,3%)”, revela Fava. Segundo ele, isso mostra que os profissionais das áreas de TI, principalmente das IES de pequeno e médio portes, ainda dão apenas suporte e o setor não é visto como área estratégica na administração do ensino e na captação de alunos.
“Esses profissionais devem entender cada vez mais sobre a qualidade da entrega do produto tecnológico e ter um envolvimento nas questões educacionais de fato, convencendo as gerências financeira e executiva do que é necessário se planejar antes de executar qualquer estratégia de TI, uma vez que dentro do planejamento estratégico, se cada área vai usufruir dos benefícios que a tecnologia promove, é necessário se criar comitês consultivos, de investimento, para redimensionar custos, inovar e dividir responsabilidades com áreas fins, além de garantir um ótimo funcionamento de cada processo”, afirma o professor.
A pesquisa também questionou se o ciclo de vida dos computadores, tanto na área administrativa quanto na área educacional, estaria equilibrado; e se a compra de novos computadores seria em quantidade adequada para a necessidade de cada IES. O estudo revelou que as IES de grande porte, acima de 20 mil alunos, na área administrativa têm cerca de 1.300 computadores; na área educacional esse número pula para cerca de 3.400. Em uma IES de até 2 mil alunos, o número passa para cerca de 60 computadores na área administrativa e cerca de 135 na educacional. “As IES precisam mesmo desse total de computadores ou, para atividades educacionais, um sistema de segurança na rede educacional poderia reduzir essas despesas com equipamentos e permitir que os próprios alunos usassem seus próprios computadores?”, questiona.
No uso da rede Wi-Fi, 100% dos respondentes disseram que as IES têm acesso. O número médio de dispositivos móveis que acessam a rede sem-fio nas IES de até 2 mil alunos é de apenas 532, enquanto em uma IES com mais de 20 mil alunos chega a 15.037. 49,4% dos respondentes disseram que a IES oferece acesso por um login único ou por meio da RA do aluno, mas 57,5% não fornece e-mail para os alunos.
A pesquisa mostra ainda que, de uma porcentagem de apenas 36,8% das IES que fornecem e-mail para seus alunos, 12,6% é por meio do Office 365 e 23% por meio do Google Apps for work Education. Quanto aos setores em que as IES mais utilizam sistemas desenvolvidos internamente, a gestão acadêmica fica em primeiro lugar com 37,9%. Nos setores em que a IES utiliza de sistemas desenvolvidos por fornecedores, gestão de biblioteca e ERP contabilidade ficam disparados em primeiro lugar, com 69%.
Os sistemas de comunicação mais usados pelas IES nas salas multimídia, auditórios, laboratórios informatizados são: telefonia digital (39,1), webconferência (33,3%), telefonia analógica (28,7%), videoconferência e reuniões virtuais (ambas com 23%), comunicações unificadas (12,6%), telepresença (3,4%) e satélite (3,4%). Dos serviços disponibilizados pela internet nos setores administrativos e/ou acadêmicos, o estudo mostra em primeiro lugar o Portal do Aluno (69%), seguido pelo Portal Docente (66,7%) e Biblioteca (65,5%). (Com assessoria de imprensa)