Aqui vão duas dicas de sites onde se pode encontrar grande parte da produção do filósofo francês Gilles Deleuze, que acreditava que “o ofício do filósofo é inventar conceitos”.
Da Wikipedia: “Para Deleuze, ‘a filosofia é criação de conceitos’ (O que é a filosofia?), coisa da qual nunca se privou (‘máquinas-desejantes’, ‘corpo-sem-órgãos’, ‘desterritorialização’, ‘rizoma, ‘ritornelo etc.), mas também nunca se prendeu a transformá-los em ´verdades’ a serem reproduzidas. A sua filosofia vai de encontro à psicanálise, nomeadamente a freudiana, que aos seus olhos reduz o desejo ao complexo de édipo (ver O Antiédipo – Capitalismo e Esquizofrenia, escrito com Félix Guattari), à falta de algo. A sua filosofia é considerada como uma filosofia do desejo. Com a crítica radical do complexo de édipo, Deleuze consagrará uma parte de sua reflexão à esquizofrenia. Segundo ele, o processo esquizofrênico faz experimentar de modo direto as ‘máquinas-desejantes’ e é capaz de criar (e preencher) o ‘corpo-sem-órgãos’. Seu intuito sempre foi o de explorar as suas potencialidades, ao máximo.
Uma parte importante de suas aulas, escritos e pensamentos foi transcrita para diversas línguas (português, inclusive) e está disponível no site Web Deleuze.
No blog do advogado Ayrton Becalle, 23 obras do autor, em português, versão PDF:
A Filosofia Crítica de Kant
A Ilha Deserta e outros textos
A imagem-tempo, Cinema, vol. 2
Bergsonismo
Conversações
Crítica e Clínica
Derrames-entre el capitalismo y la esquizofrenia [espanhol]
Diferenca e repeticao
Empirismo e Subjetividade
Espinosa e o Problema da Expressão
Espinoza – filosofia prática
Foucault
Kafka – Por Uma Literatura Menor
Lógica do Sentido
Nietzsche e a Filosofia
Mil Platôs – Capitalismo e Esquizofrenia v.4
F. Mil Platôs – Capitalismo e Esquizofrenia v.5
Mil Platôs – Capitalismo e Esquizofrenia, vol. 1
Mil Platôs – Capitalismo e Esquizofrenia, vol. 2
O anti-édipo – capitalismo e esquizofrenia, vol. 3
O que é Filosofia
C. Diálogos
Guia de leitura de ‘Diferença e repetição’