Por Eryk Salvaggio
Tradução de David Alves
Quando a maioria das pessoas quer entender os efeitos colaterais de um medicamento ou diagnosticar uma nova dor ou erupção cutânea, a primeira linha de investigação para conselhos médicos é um doutor chamado Google.
Muitas, se não a maioria dessas buscas acabam na Wikipédia. A enciclopédia online tem 25 mjil artigos de medicina, vistos por mais de 200 milhões de pessoas ao mês.
Quase 8 mil artigos farmacológicos são acessados 40 milhões de vezes. Ao redor do globo, informações médicas na Wikipédia alcançaram surpreendentes 4,8 bilhões de page views em 2013. Só nos Estados Unidos, as buscas relacionadas à saúde na Wikipédia superaram websites como os do Instituto Nacional de Saúde (INH), o WebMD e o Mayo Clinic.
Não são apenas pacientes. A Wikipédia foi descrita como “a principal fonte individual de informação sobre cuidados com a saúde para pacientes e profissionais da saúde” em 2014.
Para o bem ou para o mal, as pessoas estão se voltando para a Wikipédia à procura de conselhos médicos. Isso inspirou muitas demonstrações de preocupação vindas da comunidade médica. O que pode ser feito?
Amin Azzam, um professor de psiquiatria na Escola de Medicina da Universidade da Califórnia em São Francisco (UCSF), viu uma oportunidade. Ele está lançando uma nova solução sugerida para ele por ex-alunos: atribuir a estudantes de medicina a tarefa de aprimorar artigos médicos na Wikipédia. Esses estudantes aprendem habilidades de comunicação essenciais a qualquer profissional da saúde praticante e melhoram o acesso do público a conhecimento preciso e confiável sobre saúde e doenças.
Os resultados dos três primeiros ciclos do curso de edição da Wikipédia do doutor Azzam serão publicados ainda este ano em um importante jornal de educação de medicina.
O impacto: os artigos médicos abordados por somente 28 estudantes foram vistos 975 mil vezes apenas durante o tempo que os estudantes estavam ativamente editando. Esses estudantes objetivamente melhoraram o nível de informação encontrado por lá. O manuscrito examina os resultados com base na escala de qualidade do WikiProject Medicine, assim como uma avaliação por um painel de médicos afiliados à UCSF.
Em outras palavras, está funcionando.
Na sala
O curso adiciona um elemento que de outra forma estaria faltando na edição médica da Wikipédia: a supervisão de especialistas, formados em medicina, canalizados para melhorar a enciclopédia colaborativa.
“O parceiro historicamente ausente nessa colaboração tem sido a academia – e é isso que nós estamos tentando mudar com este curso”, disse Azzam. “Deve ser parte do contrato social de um médico fornecer informações de saúde de alta qualidade em repositórios abertos como Wikipédia”, alerta.
Trabalhando com estudantes de medicina do quarto ano, Azzam atribuiu aos seus alunos artigos da Wikipédia a partir de uma lista dos 100 artigos mais lidos, conforme definido pelo WikiProject Medicine, um parceiro crucial para o curso. O professor coloca os alunos para trabalhar checando os dados no conteúdo de um artigo e adicionando seções que estão faltando. Neste semestre, todos os seus sete alunos colaboraram em um único artigo: hepatite.
É difícil imaginar uma sala de aula melhor para esse tipo de tarefa. É o último ano deles na faculdade de medicina, assim os estudantes estão bem versados nos fundamentos das ciências médicas. Todos passaram na primeira parte dos exames de licenciamento médico, e muitos passaram na segunda. Todos passaram por diferentes partes de hospitais e clínicas, tais como clínica médica, cirurgia, pediatria, psiquiatria, medicina familiar, e obstetrícia e ginecologia.
“Como resultado de todo esse treinamento, meus estudantes de medicina são qualificados para melhorar o conteúdo médico e de saúde nas páginas da Wikipédia”, disse Azzam.
O impacto na Wikipédia em inglês é enorme. Mas o projeto se expandiu ainda mais por meio de uma parceria com o Tradutores Sem Fronteiras. Esse grupo traduz os 100 principais artigos médicos para 100 línguas. Isso significa que o trabalho do aluno na Wikipédia tem um impacto sobre o acesso global à informação sobre saúde.
“Eu gostei da ideia de deixar a minha marca na Wikipédia”, disse Michael Perez, um estudante de medicina do 4º ano atualmente matriculado no curso de Azzam. “(Eu estou) fornecendo informações médicas confiáveis para as pessoas que não têm a quantidade modesta de conhecimento médico que eu ganhei ao longo dos últimos quatro anos”.
Quando começou, Azzam admite que ele próprio estava cético. Mas, este mês, ele e os coautores de um artigo sobre o curso foram premiados com o Prêmio Cooke para o Conhecimento de Ensino e Aprendizagem da Academia de Educadores Médicos da UCSF.
Isso é um reflexo de uma tendência mais ampla: aumentar a aceitação da Wikipédia na medicina e na academia.
A receita para a comunicação médica
A Fundação Wiki para a Educação, que apoia curso na UCSF, tem trabalhado com centenas de salas de aula nos Estados Unidos e no Canadá. Nós vemos aquecimento nas relações entre o meio acadêmico e a Wikipédia, assim como a nossa parceria com a Associação para a Ciência Psicológica.
Assim como os acadêmicos se interessam mais pelo papel da Wikipédia em uma sala de aula, os médicos especialistas têm se interessado pela Wikipédia. Um importante ponto de virada foi o notável artigo da Wikipédia sobre Ebola durante o surto de 2014. Essa página foi atualizada com sucesso sob monitoramento do WikiProject Medicine.
Esta pode ter sido a primeira exposição do público sobre como o conteúdo médico entra na Wikipédia em primeiro lugar. Ainda há uma sensação de que a Wikipédia é editada por qualquer pessoa com um mouse para clicar e um teclado para digitar. Isso simplesmente não é verdade. Edições nos artigos de maior tráfego requerem propostas em uma página de discussão, independente do artigo principal. Todo o conteúdo deve ser citado para uma fonte de informação confiável e crível. Essas citações são mantidas sob padrões acadêmicos rigorosos, e serão rapidamente eliminadas se não passarem na inspeção.
“Uma das coisas que mais me surpreendeu sobre a Wikipédia e a comunidade foi que o processo de inserção de fontes e citações é extremamente rigoroso”, disse Van Nguyen, um estudante de medicina do quarto ano no curso do de Azzam deste período. Ela disse que considera que esse processo seja uma das maiores forças da Wikipédia: “Como editora, eu sou responsável por esta verificação, eu decido o que é e o que não é uma fonte de informação digna. Essa foi uma tarefa inspiradora e também assustadora”.
Esse processo é exatamente o por que da edição médica ser uma valiosa experiência de aprendizagem para os alunos experientes, com supervisão dedicada de um perito. Os alunos estão trabalhando seu conhecimento quando propõem edições para inclusão, seleção de fontes e avaliação do conteúdo existente.
É também uma grande oportunidade para praticar a inestimável habilidade de explicar temas médicos complicados para uma audiência geral. Este é o lugar onde os pontos fracos entram em jogo. “Eu poderia entender muito do [conteúdo médico da Wikipédia], depois de dois anos de educação médica!”, disse Alicia Adams, uma estudante do quarto ano de Medicina na classe de Azzam. Mas ela se perguntou se era significativo compartilhar informações de uma forma que só seria acessível a pessoas com formação avançada em medicina: “Isso não é compartilhar conhecimento. Eu acho que pode isolar o conteúdo médico da Wikipédia de pessoas que podem se beneficiar dele”.
Nguyen concordou. Ela vê isso na curiosidade sobre medicina de sua própria família, apesar da falta de treinamento. A comunicação da informação médica aos pacientes de uma forma significativa, segundo ela, foi uma tarefa difícil, mas importante. “A parte mais interessante para mim foi olhar para esses artigos com uma visão crítica e tentar traduzir o nosso conhecimento médico em algo acessível”, disse Nguyen.
Participe
O doutor Azzam disse que uma das melhores maneiras para outros instrutores médicos se envolverem é por meio de uma parceria com a Fundação Wiki para a Educação. “Eles têm recursos incríveis e infraestrutura para otimizar o valor da edição da Wikipédia dentro do seu contexto local”, disse ele. “O painel de cursos fornece facilmente a capacidade de projetar uma atribuição, atribuir páginas específicas da Wikipédia aos estudantes, seguir a revisão dos colegas, e monitorar a atividade dos alunos tanto no plano individual quanto coletivo”.
Ele também enfatizou a importância de trabalhar com um bibliotecário da universidade, ou, ainda, trabalhar com ele. “Seus bibliotecários locais podem ajudar seus alunos a otimizar suas estratégias de pesquisa com os recursos disponíveis em sua instituição. Além disso, uma vez que estou tão pessoalmente comprometido com este conceito, eu também estou disponível para trabalhar com outros integrantes do corpo docente da escola de profissionais de saúde que gostariam de criar um curso ou tarefa similar”.
A Fundação Wiki para a Educação tem orgulho de colaborar com o dotor Azzam para produzir uma série de vídeos que ajudem as salas de aula a acessar, avaliar, escrever e revisar conteúdos relacionados a saúde na Wikipédia. O objetivo é tornar mais fácil para mais cursos como o de Azzam contribuírem com conteúdo médico de alta qualidade na Wikipédia.
Esse projeto se encaixa perfeitamente na iniciativa do Ano da Ciência, que tem como objetivo fazer melhorias em toda a cobertura de ciência da Wikipédia, e melhorar a qualidade do conhecimento aberto que qualquer pessoa pode acessar. Os alunos se beneficiam, também, considerando-a como a melhor maneira de compartilhar seus conhecimentos com o público em geral.
Isso significa informação médica melhor, mais clara e mais precisa, também.
“Eu acho que deveria ser da responsabilidade dos que têm a educação e o poder torná-los mais palatáveis”, disse Adams. “Eu não estou tão intimidada porque eu sei que os artigos não têm que ser intimidadores. Eu sei disso porque eu estou ajudando escrever um artigo que não será”.
Se você gostaria de se envolver com um projeto Wikipédia similar na sua sala de aula, avise a Wiki Ed. Entre em contato pelo e-mail contact@wikiedu.org.
Eryk Salvaggio é da equipe de comunicação da Fundação Wiki Education.
David Alves é bolsista de MídiaCiência (Fapesp), vinculado ao Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (NeuroMat). A tradução em português foi originalmente publicada no Blog de Difusão Científica do NeuroMat