A Panasonic anunciou, no inicio de abril,os vencedores dos concursos Kid Witness News (KWN) 2017. A iniciativa educacional internacional consiste na produção de vídeos digitais por estudantes dos ensinos fundamental e médio, com o objetivo de proporcionar aos alunos o contato direto com o mundo da tecnologia digital, além de auxiliá-los no desenvolvimento de suas capacidades cognitivas, comunicacionais e organizacionais. Os estudantes escolhem o tema do vídeo e atuam em todas as etapas de produção.
O Colégio Guilherme Dumont Villares, de São Paulo (SP), ficou em 1º lugar e vai representar o Brasil e a América Latina na final mundial do concurso, que acontecerá no Japão.O vídeo A Luz, A Melodia, feito pelos alunos do 9º ano do Fundamental II, aborda a música como forma de inserção social. O documentário teve apoio do Projeto Arrastão, que atua com projetos sociais na região do Campo Limpo e que mantém o grupo de percussão Arrasta Lata, para crianças e adolescentes.
Os alunos do 9º ano do Centro Educacional Pioneiro, também de São Paulo (SP), conquistaram a segunda colocação. Munidos de câmeras de vídeo e microfones profissionais, emprestados pela Panasonic, os meninos e meninas saíram a campo com a missão de pesquisar a forma como pessoas com deficiência visual ou auditiva se comunicam. Tiveram de reunir material de apoio, conversar com especialistas, visitar escolas e até pedir a ajuda de intérpretes. Sem contar o desafio de editar um vídeo. A professora de redação Débora Amorim, que acompanhou a turma no projeto extraclasse, com participação voluntária, constata que a experiência foi além do esperado: “Eles aprenderam a exercitar a organização do tempo e a abordar com responsabilidade um tema delicado e pouco conhecido”.
Para Enzo Simonato de Almeida, de 14 anos, o trabalho foi cheio de descobertas. “Aprendi que as pessoas que não enxergam ou não ouvem têm vidas muito parecidas com as nossas”, diz. Júlia Akemi Kubota, também de 14 anos, se surpreendeu com as possibilidades de acesso à cultura: “Descobri que eles podem ir ao teatro”.
Confira, abaixo, a produção dos alunos do Pioneiro