A Telit Cup Brasil, voltada para estudantes de cursos técnicos e superiores de engenharia e tecnologia, chega à fase de colocar a mão na massa. Foram selecionados como finalistas onze grupos de estudantes das instituições Faculdade de Informática e Administração Paulista (Fiap), Faculdade de Tecnologia (Fatec) SP, Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada (IBTA), Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), Senai SP, Universidade de Marília (Univem), USP São Carlos. São mais de 1.200 estudantes e orientadores envolvidos em propor uma solução inovadora utilizando a tecnologia M2M (machine to machine), destinada à melhoria da qualidade de vida urbana.
Agora, as equipes selecionadas – que recebem assessoria tanto na parte técnica quanto no plano de negócios – terão de fazer um protótipo com kits oferecidos pela Intel. O resultado será anunciado em junho. Os integrantes da equipe vencedora vão a Las Vegas para visitar e expor sua solução na CTIA, uma das maior feiras de tecnologia do mundo. Cada integrante do grupo colocado em segundo lugar receberá um Ipad Mini 16GB (tela 7.9”, Wi-Fi, Câmera iSight 5MP, Câmera Frontal 1,2 MP e Vídeos em HD, Preto – MD 528). E os integrantes da equipe terceira colocada ganharão, cada um, um kit de ferramentas EVK2, para desenvolvimento, mais Interface Board (3G).
Ricardo Buranello, vice-presidente e diretor geral da Telit América Latina, conta que a competição, lançada em 2014, veio da necessidade em aumentar os produtos criados dentro do país que usem tecnologia M2M. “A propriedade intelectual de todas as soluções desenvolvidas durante a competição será exclusivamente dos estudantes e professores orientadores responsáveis”.
A Telit é fornecedora de módulos e serviços para o mercado M2M e Internet das Coisas, considerada uma das principais tendências tecnológicas para o futuro. “Nosso papel é fornecer todo o suporte para que empresas, estudantes e futuros inovadores atinjam seus objetivos. Queremos ajudar a formar o próximo Steve Jobs, e de preferência que ele seja brasileiro”, diz Buranello.