O Instituto Paramitas foi idealizado em 2009, por educadores de Feira de Santana (BA). O objetivo do grupo é promover ações socioeducativas com apoio da tecnologia. O instituto mantém um portal com conteúdos pedagógicos como e-books, jogos, cursos online.

Coordenador do projeto, Lucas Thomas contou, durante sua palestra na CPBR8, sobre um dos projetos, o ônibus digital. “O ônibus percorrer comunidades carentes, fazendo a iniciação digital e levando até essas pessoas livros digitais e atividades educativas como cursos, palestras e oficinas. É gente que nunca viu um computador de perto na vida e está longe de ter acesso à internet, coisa tão normal para todos nós”, disse ele.

A plataforma de livros digitais do Paramitas tem mais de 1900 obras online. Uma vez cadastrado no site, o usuário pode publicar, compartilhar e imprimir qualquer livro em formato PDF ou HTML. “Pela leitura, as pessoas adquirem vocabulário, cultura, senso crítico, foco e, principalmente, estímulo à imaginação”, explicou Thomas.

Outro projeto do instituto é o Redescobrir, que leva formação a professores na utilização de plataformas digitais. Os docentes utilizam tablets e softwares cedidos por parceiros como Microsoft, Google e Intel.

Mais?
institutoparamitas.org.br