A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é um concurso de produção de textos. Iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), está na 5ª edição.
Podem participar da competição professores e estudantes de escolas públicas, de turmas do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do médio. As inscrições vão até o dia 30 de abril, pelo portal.
O tema deste ano, “O lugar onde vivo”, tem como proposta estimular os alunos a estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade em que vivem, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.
Categorias:
Poemas – para 5º e 6º anos do fundamental;
Memórias literárias – para 7º e 8º anos do fundamental;
Crônica – para 9º ano do fundamental e 1º ano do médio;
Artigos de opinião – para 2º e 3º anos do médio.
Seleção e premiação
A avaliação dos textos, no período de 10 a 19 de agosto, começa pela comissão escolar, que faz a seleção das melhores produções. Em seguida, acontecem as etapas municipal e estadual. A partir desse processo, são escolhidos os 500 trabalhos, 125 de cada gênero, que seguirão para a semifinal.
Professores, representantes dos pais e alunos, integrantes da comunidade, especialistas de universidades, representantes das instituições parceiras, do MEC e da Fundação Itaú Social integram a comissão.