O principal objetivo da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que está com inscrições abertas até o dia 11 de maio, é estimular os estudantes do ensino fundamental, médio e técnico a trabalhar em equipe para construir robôs e programá-los.

Cada equipe deve ser composta por, no mínimo, dois competidores e, no máximo, quatro. Os robôs desenvolvidos devem ter a capacidade de enfrentar sozinhos vários obstáculos e desafios em uma pista de competição feita de madeira. Há dois níveis de disputa: o nível 1 é voltado aos alunos do fundamental e o nível 2 aos do ensino médio e técnico. Basicamente, o que muda de um nível para outro é o grau de dificuldade a ser enfrentado pelos competidores. No nível 1, há uma simulação de resgate e o robô precisa encontrar uma vítima (representada por uma bola), superando várias adversidades. Já no nível 2, além de encontrar a vítima durante a simulação, o robô deve resgatá-la, passando também por alguns obstáculos.

A regional da OBR de São Carlos acontecerá no ginásio de esportes do campus da USP, nos dias 11 e 12 de junho. As equipes que obtiverem a melhor classificação nas regionais seguem para disputar a etapa estadual. E quem obtiver bons resultados na etapa estadual vai competir na final nacional, que será realizada de 9 a 12 de outubro em Recife.

“Um dos nossos objetivos é divulgar a robótica para as escolas do ensino fundamental, médio e técnico, por meio de minicursos, exposições, feiras, competições, visando atrair estudantes para as áreas de ciências exatas e estimular a inovação tecnológica”, afirma Roseli Romero coordenadora do Centro de Robótica de São Carlos (Crob) e professoportal-arede-educa-robotica- 2ra do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP.

A participação dos alunos na OBR é voluntária, gratuita, e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo de participantes por escola. Para se inscrever, o professor ou técnico das equipes deve cadastrar os participantes no sistema Olimpo . Além da modalidade prática, a OBR tem também a modalidade teórica, cujas inscrições podem ser realizadas até 6 de junho. (Com Assessoria de Imprensa)