A astronomia, uma das ciências mais antigas do mundo, acaba de ganhar um aliado para lá de moderno: é o software Astro, desenvolvido pelo Observatório Nacional (ON), um instituto de pesquisa vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Fácil de usar, o aplicativo reúne ferramentas para observar as estruturas que pairam no universo – como estrelas, planetas e asteroides – e entender sua formação e atuação na atmosfera. Os usuários podem fazer simulações virtuais da posição do Sol e da Lua, prever os próximos eclipses lunares e solares e treinar a famosa Equação de Kepler.
O programa, na verdade, é antigo. Foi desenvolvido em 1987 pela ON, em parceria com o Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), com o objetivo de auxiliar a comunidade astronômica em trabalhos científicos. Agora, 28 anos depois, o instituto relança o aplicativo atualizado, para ser utilizado por todos aqueles que se interessam pelo assunto e não apenas por especialistas.
Se você gosta de astronomia e quer se aprofundar no tema, essa é a sua chance. O Astro pode ser acessado gratuitamente, pelo computador ou em celulares. O aplicativo tem versão para Android e iOS.
O ON ainda oferece, periodicamente, o curso online Cosmologia – Da Origem ao Fim do Universo. Gratuita, a formação em sete módulos pode ser feita online. Interessou? Inscreva-se no site do Observatório Nacional!
Fonte: Canal do Ensino