Em quatro dias de muita reflexão sobre os desafios da Educação, a Bett Brasil Educar 2016 reuniu milhares de visitantes, de 18 a 21 de maio, em São Paulo (SP). Tanto o congresso quanto os cursos e a feira tiveram como tônica o impacto das novas tecnologias nas instituições de ensino – seja na área pedagógica, seja na gestão administrativa.
Confira algumas da novidades apresentadas.
LMS Canvas
Chega ao Brasil a LMS Canvas, da Instructure. O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com a versão no idioma português, foi desenvolvido em código aberto – o que possibilita que programas criados por outras empresas sejam integrados facilmente. A plataforma permite compartilhamento de conteúdos, discussões, comunicação por vídeo, sistema de avaliação, entre outras funcionalidades. Também está disponível em mobile, para tablets e celulares. Para ter mais informações sobre a plataforma Canvas e testá-la, basta visitar o site http://landing.canvaslms.com/brasil e fazer a inscrição em um formulário.
FTD
A editora lançou a Metodologia Orientação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo (OPEE), em parceria com o instituto do psicoterapeuta Leo Fraiman. Trata-se de um conjunto de conteúdos e atividades, com recursos digitais, para estimular o autoconhecimento de crianças e jovens, a fim de orientá-los na construção de seus projetos de vida. O material inclui coleções de livros, oficinas de empregabilidade, oficinas para pais, vídeos e portal com testes e jogos voltados a todos os níveis de ensino, dede o infantil até o médio.
Positivo
A solução Na Real proporciona experiência de educação imersiva, por meio de kits de óculos especiais e programas de realidade virtual. Podem ser acoplados aos óculos smartphones de todas as marcas, em sistemas Android ou iOS. No pacote, a escola recebe dez dinâmicas de aula durante o ano. Os vídeos 360º de até cinco minutos apresentam temas atuais como poluição, mobilidade urbana, saneamento básico, drogas, questão da água, entre outros.
Starline
A Startup lançou o aplicativo Prova Fácil, para facilitar a logística de aplicação de provas. A solução faz correção automática de testes de múltipla escolha por celular. Entre as funcionalidades: banco de questões na web, criação de turmas, armazenamento de imagens e correção, diagramação automática de provas.
IsCool
Aplicativo criado pela School Picture. A empresa, especializada em fotos escolares e com presença em todo o Brasil, desenvolveu uma solução para agilizar a comunicação entre instituições de ensino e familiares dos alunos. Os pais recebem no celular mensagens de texto, imagens, arquivos em PDF, boletos bancários e autorizações para a criança realizar atividades externas. O app oferece também um feed de notícias sobre novidades e procedimentos na comunidade escolar.
Wello
Comunicados, notificações de secretaria e calendário com agenda online são os recursos disponíveis no aplicativo desenvolvido pela WPensar – Sistema de Gestão Escolar. Como opção para substituir o papel, a ferramenta possibilita comunicação direta entre instituições de ensino, pais e alunos. As escolas podem receber relatórios de acesso e cadastrar diversas unidades de ensino, turmas e anos escolares. O produto pode ser customizado com a marca da instituição.
Learning Genie
Focada no ensino básico, a plataforma oferece conteúdos como fotos, vídeos e textos com gráficos de desempenho e avaliações – que também podem ser acessados pelos pais e ajudam gestores a acompanhar a aplicação do programa pedagógico. Na interface “portfólio”, os professores expõem seus projetos especiais. As escolas que adquirirem o serviço oferecem aos familiares um livro de cada criança, semestral ou anual, contendo imagens com toda a vida escolar de seus filhos. É possível utilizar o sistema em forma de aplicativo ou pelo site.
Transkids
Aplicativo permite que pais acompanhem a localização dos filhos durante o trajeto até a escola, em tempo real. O programa indica o horário em que entram ou saem das vans e também quando chegam na escola ou em casa. Um canal de comunicação exclusivo com o condutor do veículo possibilita avisos de faltas e outras trocas informações importantes. Alunos, pais, condutores, bairros e escolas podem ser cadastrados.
ClubeAluno
O objetivo do aplicativo é oferecer apoio pedagógico por meio de monitorias, resolução de dúvidas e material personalizado para 14 disciplinas. Também permite criar grupos de estudos e fazer novas amizades, funcionando como uma rede social. Como diferenciais, apresenta disponibilidade de 24 horas e linguagem próxima da realidade dos jovens. Escolas públicas e particulares podem adotar o recurso e as previsões são de que, em breve, serão ofertados também planos individuais. Mais de 300 professores já estão cadastrados na plataforma online, que atende cerca de 4 mil alunos.
PlayTable
Novos jogos foram lançados para a mesa, que já tem 13 aplicativos. O TriTri, jogo de tabuleiro digital, utiliza o sistema de identificação de cores para daltônicos Color ADD®. A solução foi desenvolvida em parceria com o estúdio Ardozia, de Portugal, criador do Mul Ti Pli, que potencializa o pensamento lógico e exercita os conhecimentos básicos de multiplicação. Outra novidade é o conjunto de três jogos da série Mistério dos Sonhos, do estúdio brasileiro Xmile, voltado ao ensino fundamental. O aplicativo Brinquemática – Aventura Pirata promove a cooperação em sala de aula, por meio de um desafio de matemática.
SmartLab
Publicado e produzido pela editora Moderna, com apoio da Fundação Santillana e do Google for Education, o livro “Educação no século 21, tendências, ferramentas e projetos para inspirar”, é mais uma iniciativa do SmartLab. A obra, voltada a educadores e pais, foi criada a partir da necessidade de se responder à questão: o que é a educação moderna? Diversos aspectos do uso das novas tecnologias em sala de aula são abordados nos artigos e estudos de caso. Cada capítulo traz um código de barra. Por meio do aplicativo Midiacode, o leitor pode capturar, salvar e compartilhar os conteúdos.