A Bett Brasil Educar 2016 vai reunir cerca de 200 especialistas em educação, conferencistas e palestrantes que participarão de debates a apartir do tema “Melhor Educação, Melhor Sociedade”. O evento também vai apresentar diversos cases, estudos e cursos envolvendo conceitos teóricos e práticos sobre inovação, tecnologia e contribuições da era digital para a educação, aliadas a conteúdos pedagógicos.
No Espaço do Saber, palestras gratuitas vão focar na gestão escolar. Entre os destaques, Gustavo Loyola, ex-presidente do Banco Central (BC), com o tema “Perspectivas da Economia Brasileira – Reflexões para o Setor Educacional”; Mauro Carballo, diretor de plataformas digitais Plan Ceibal (Uruguai), sobre “Plataformas de distribuição de conteúdos digitais num país com escolas e alunos conectados”; e “Os Desafios da Escola Diante da Inclusão’, com Josiane Siqueira Mendes, Jorge Lutz Muller e Cláudia Regina de Souza Costa, abordando a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – Estatuto da Pessoa com Deficiência. As atividades do Espaço do Saber acontecerão nos dias 18, 19 e 20 de maio.
Em paralelo, a Feira Bett (gratuita) vai trazer as recentes novidades em tecnologia e metodologias que integram startups, movimentos makers e inovação, com produtos e serviços voltados ao segmento educacional, com mais de 200 expositores.
O Congresso Bett Brasil Educar será organizado em cinco eixos articuladores:
1 – Profissão e Formação Docente: melhores condições de trabalho docente nas escolas, políticas de formação de professores, identidade e papel do professor diante das novas tecnologias e qualidade da formação inicial e continuada de professores;
2 – Práticas Escolares: estudos, pesquisas e experiência de escolas e projetos inovadores;
3 – Políticas Educacionais e Inovações Curriculares: Plano Nacional de Educação, Diretrizes Curriculares da Educação Básica e a Base Nacional Curricular Comum, e suas implicações sobre a prática e a melhoria da qualidade da educação nas escolas e no país.
4 – Aprendizagem: práticas de ensino e processos de aprendizagem, a partir de novos conhecimentos, novas soluções e recursos: as contribuições da ciência, em especial da neurociência e das novas tecnologias;
5 – Gestão e Qualidade Social: conhecimentos científicos e habilidades de gestão. Como gerir e incorporar na prática cotidiana da gestão escolar.
No Espaço Bett Start Ups, pelo segundo ano consecutivo, inovadoras e impactantes startups educacionais. mantido em parceria com a Educare, uma das startups de referência nesse segmento no Brasil, o Espaço tem entre os objetivos aproximar as novas soluções que estão nascendo e o segmento educacional brasileiro. As startups participantes apresentarão suas soluções para usuários e formadores de opinião do setor, entre eles gestores, professores, educadores, e para um corpo de jurados qualificados e reconhecidos dentro do segmento da educação, que fornecerão feedbacks individuais. O melhor projeto receberá uma chancela do evento de menção honrosa. (Com assessoria de imprensa)