O projeto de educomunicação Na Pista TV foi criado em 2010 e forma 160 jovens por ano. É oferecido pelo Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), órgão ligado à Secretaria de Educação do Estado do Rio. Nas aulas, os alunos desenvolvem competências em roteiro, direção, produção, câmera e realização de entrevistas, produzindo uma matéria por semana.

Um aluno (*) da TV Degase dá seu depoimento: “Só de olhar, parece que eu me apaixonei por aquilo. Achei um lugar que eu me encaixei legal”. Fora do regime interno, ele pretende seguir a carreira de jornalista: “Meu sonho é ver o no meu nome aparecer na televisão. Vocês ainda vão me ver em todo o Brasil fazendo reportagens”.

Atualmente como monitora no projeto, uma ex-aluna (*) conta que a TV a ajudou a superar a timidez: “No começo eu nem gostava de aparecer na frente das câmeras. Hoje, para qualquer coisa que o professor me chamar, eu vou”. Segundo ela, o curso também melhorou a comunicação em casa.

Para os jovens que obtêm a liberdade e desejam continuar trabalhando com produção de vídeo, o Na Pista TV oferece aulas para aperfeiçoar a linguagem do audiovisual. “Um desejo antigo nosso era ter um caminho aqui fora para falar: ‘Quer continuar? Vem fazer com a gente aqui fora’, que foi a ideia do Na Pista”, relata Eduardo Caon, coordenador da TV Degase e do Na Pista TV.

O Na Pista é aberto à comunidade, para jovens de até 21 anos, e tem patrocínio de uma empresa privada para o primeiro semestre de 2017. Segundo o coordenador, para ajudar a formar outros 80 jovens no segundo semestre, o curso ainda precisa de apoio financeiro. “Ferramentas para virar protagonistas eles já têm. O que espero do projeto aqui de fora é que órgãos e voluntários tenham mais facilidade para chegar neles”, aponta. (Com assessoria de imprensa)

 

(*) Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), qualquer forma de identificação dos adolescentes é proibida