A Nikon do Brasil anunciou a D810A, nova DSLR da marca projetada para astrofotografia e outras aplicações científicas. Modificando o filtro de corte infravermelho para o comprimento de onda alfa de hidrogênio, a Nikon desenvolveu uma câmera que permite capturar as nebulosas difusas do céu noturno e criar imagens celestiais com cores intensas. A D810A compartilha sua arquitetura com a câmera profissional DSLR D810 e inclui novos e exclusivos recursos.
O filtro de corte infravermelho (IR) foi aprimorado para permitir a transmissão de linhas espectrais alfa de hidrogênio, resultando em sensibilidade quatro vezes maior que o comprimento de onda de 656nm. As imagens mostram os brilhantes tons de vermelho das nebulosas difusas e as constelações com detalhes e fidelidade. Apesar de não ser recomendada para fotografias comuns, a D810A é uma excelente opção para fotografar o universo tanto com lentes NIKKOR quanto com adaptadores para telescópios.
Um novo Modo Manual de Longa Exposição foi implementado para fornecer aos usuários a capacidade de configurar velocidades de obturador a partir de 4, 5, 8, 10, 15, 20, 30, 60, 120, 180, 240, 300, 600 ou 900 segundos (15 minutos), assim como as configurações Bulb e Tempo. Baseada nas excelentes capacidades da D810 em condições de iluminação desafiadoras, a gama de ISO foi aprimorada de 200 à 12.800 (HI-2 de 51.200) para o máximo de sensibilidade com sinal de ruído reduzido.
A D810A apresenta também um novo Modo de Previsão Virtual de Exposição, que mostra uma prévia do resultado da imagem, e possibilita fotografar em velocidades do obturador maiores que 30 segundos quando em modo Ao Vivo. A reprodução clareada da imagem representa uma exposição de 30 segundos, simplificando o foco e a composição.
Os usuários poderão produzir fotos do céu em alta resolução devido ao sensor CMOS de 36.3 megapixels. O sensor de imagem funciona em conjunto com o exclusivo motor de processamento de imagem da Nikon, EXPEED 4, para proporcionar imagens com pouco ruído e alcance dinâmico.
A D810A também tem um Modo Eletrônico de Obturador da Cortina Frontal, permitindo que a cortina eletrônica frontal aja como um obturador quando em modo Ao Vivo ou ao compor através do visor ótico no modo de espelho. Esse recurso minimiza vibrações para obter máxima nitidez ao fotografar objetos em velocidades lentas do obturador. (Com assessoria de imprensa)