A equipe Tower Up, formada pelos estudantes Alessandra Faria de Castro, Érico Grasso, Ramon Coelho de Souza e Daniel Sanabria, da PUC-MG, foi a vencedora da etapa brasileira da Imagine Cup 2016, a copa do mundo de tecnologia da Microsoft, que chegou à 14ª edição. O grupo de Belo Horizonte apresentou “O Sonho de Jequi”, um jogo digital de aventura que tem como principal objetivo desenvolver um trabalho social e de valorização da região do Vale do Jequitinhonha, uma das regiões mais carentes do Brasil.
Voltado a crianças de cinco a dez anos, o jogo demorou cerca de um ano para ser desenvolvido. A arte 3D foi pintada em aquarela pelos próprios integrantes da equipe e usa como referência o artesanato da região. A trilha sonora é do artista Rubinho do Vale. O jogador conhece a região por meio do personagem Jequi, que precisa encontrar água, uma vez que a seca é uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos moradores.
Ao final de cada fase, o usuário tem a opção de fazer uma doação em dinheiro para ajudar as pessoas que vivem nas zonas áridas. A ideia é que os recursos sejam destinados à criação de cisternas de água e para apoiar a ONG Cáritas Diocesana Araçuaí.
Localizado no Norte de Minas Gerais, o Vale é uma das regiões mais pobres do Brasil. Em 1974, foi classificado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Vale da Miséria. Após 42 anos, o IBGE aponta que 47% da população ainda vivem em situação precária. O “Sonho de Jequi” se propõe a dar maior visibilidade ao local e a incentivar crianças a serem mais conscientes e colaborativas, engajando pais e responsáveis na campanha de doação.
Os jovens da Tower UP competiram com mais de 1.600 participantes na fase nacional. De 26 a 29 de julho, em Seattle, nos Estados Unidos, o time brasileiro vai disputar com projetos de mais de cem países o prêmio de 50 mil dólares. “Descobrir talentos como este grupo é o que faz o sucesso da Imagine Cup há 14 anos, uma competição que reforça o apoio à educação e ao empreendedorismo como um compromisso da Microsoft com o Brasil”, diz Richard Chaves, diretor de inovação e novas tecnologias da Microsoft Brasil.
Projeto em Azure de Recife também vai para o mundial
No desafio online Hello Cloud da Imagine Cup, competição extra que incentiva o desenvolvimento de projetos em nuvem, a campeã é Deborah Mesquita, de 25 anos, que cursa o último ano de Ciência da Computação da Universidade Federal de Recife (UFPE). Ela também se junta à comitiva brasileira que vai à final.
No tema Azure Machine Learning, a estudante desenvolveu o Super Family, um quebra-cabeças de operações matemáticas para crianças. O jogo educativo pode ser moldado de acordo com a curva de aprendizagem de cada criança e se adapta ao ritmo de cada jogador.
Mais de 200 mil brasileiros já participaram da Imagine Cup e, em dez das quatorze edições, as equipes nacionais receberam reconhecimento. O Brasil foi o grande vencedor da última edição, em 2015, com o time E-FitFashion, da Universidade de São Paulo, na principal categoria, com o software “Clothes for Me”, para simplificar o processo de compra online de roupas sob medida. (Com assessoria de imprensa)