O CEO da Microsoft, Satya Nadella, anunciou um investimento de US$ 75 milhões, nos próximos três anos, para aumentar o acesso ao ensino de ciências da computação no mundo. A iniciativa de cidadania corporativa faz parte do YouthSpark, que tem como objetivo gerar oportunidades para centenas de milhões de jovens. No Brasil, o programa já beneficiou mais de 11,6 milhões de jovens desde 2012.
A ideia é ajudar organizações não-governamentais com recursos para que possam prover o ensino para jovens, ajudando-os a ter uma mentalidade computacional e habilidades necessárias de resolução de problemas em um mundo cada vez mais digital.
Um dos programas da Microsoft nos EUA é o Teals (Technology Education and Literacy in Schools), que mescla o trabalho de professores e de engenheiros de computação voluntários que ensinam em escolas de nível médio. O objetivo é despertar o interesse desses estudantes pela ciência da computação – mais de 6 mil jovens já foram beneficiados com este programa, que deve chegar a 30 mil, em três anos. (Assessoria de imprensa)