Por Célio Costa Filho
Falar sobre o uso da Wikipédia no contexto educacional ainda gera certo desconforto entre professores e educadores, mesmo aqueles que são leitores frequentes dos artigos da maior e mais acessada enciclopédia on-line. E o motivo para tal desconforto remete principalmente à questão da confiabilidade do conteúdo. Muitos professores desencorajam seus alunos a consultar a Wikipédia porque… como confiar em uma enciclopédia de conteúdo livre e editável? A resposta para essa pergunta pode não ser tão simples quanto muitos esperariam.
Antes de perguntar sobre a confiabilidade da Wikipédia, a questão central deveria ser a de como identificar fontes confiáveis e de como realizar uma leitura crítica de qualquer texto, seja da Wikipédia ou de um livro retirado na biblioteca da escola. Erros podem aparecer em quaisquer contextos e as pessoas devem estar preparadas para identificá-los e corrigi-los sempre que possível.
Na verdade, todos deveriam ser desencorajados a aceitar argumentos de autoridades; a acatar os livros como um repositório inquestionável do saber, conhecimento este dado em oposição àquele encontrado na Internet, ou na Wikipédia de modo mais específico, costumeiramente relegados como locais de informações pouco confiáveis e equivocadas.
Mostrar que erros podem ser encontrados até mesmo em grandes dicionários e autores consagrados dá uma dimensão aos alunos e ao público em geral de que o conhecimento, assim como a Wikipédia, está em constante processo de revisão. Para um professor, certamente tudo isso representa mais trabalho do que simplesmente dizer ao aluno para evitar a enciclopédia on-line. No entanto, trata-se de algo a que ele não pode se furtar, principalmente no contexto educacional do século 21.
A pergunta, porém, persiste: a informação encontrada na Wikipédia pode ser considerada confiável? Primeiramente, a Wikipédia não se propõe a ser uma fonte primária de informação e exige que fontes fiáveis sejam adicionadas às informações nela presentes. Isso significa que a enciclopédia não permite a publicação de pesquisas inéditas. Tudo o que for postado nos verbetes deve ter sido obtido de alguma fonte externa.
A preocupação com a confiabilidade, dessa maneira, deve estar relacionada às fontes citadas nos artigos da Wikipédia. Caso um verbete não mostre as fontes, podem ser inseridas; caso estejam erradas, podem ser retificadas. Há diversos estudos apontando que o conteúdo encontrado nos artigos da Wikipédia, de modo geral, contêm uma quantidade de erros equiparável àquela das fontes consagradas, como a enciclopédia Britannica, por exemplo. O mais famoso desses estudos foi publicado em dezembro de 2005, na revista Nature, comparando 42 artigos sobre tópicos científicos. A conclusão foi de que “a Wikipédia chega perto de Britannica em termos da precisão dos artigos de ciência”, muito embora estivessem algumas vezes mal estruturados.
Célio Costa Filho é integrante do grupo de usuários Wikimedia no Brasil, editor e administrador da Wikipédia em português há mais de 10 anos. Professor, atua ainda como consultor do uso de plataformas wiki no contexto educacional.